https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35181
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As concepções que fundamentam duas propostas de alfaberização de crianças da rede pública municipal de ensino de Salvador |
Autor(es): | Silva, Fernanda Macedo |
Primeiro Orientador: | Santana, Noemi Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Noemi Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Beltrão, Lícia Maria Freire |
metadata.dc.contributor.referee3: | Soares, Guaciara Moreira Ribeiro |
Resumo: | Esse estudo propõe identificar e analisar as concepções que fundamentam duas propostas de alfabetização de crianças da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador. As duas propostas selecionadas foram a do Programa Alfa e Beto e a do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, implementadas nesta Rede. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise das informações apresentadas em corpus, constituído por atividades e textos contidos nos materiais didáticos das duas propostas. Diante de todas as concepções que foram expostas, de alfabetização, de aprendizagem, de linguagem/língua, de leitura e de escrita, consideramos que a proposta do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é a mais condizente com as concepções contemporâneas de alfabetização. Ainda assim, ressaltamos que muitas ideias destacadas pelo Programa Alfa e Beto merecem consideração, pois podem contribuir para a compreensão do processo de alfabetização e dos elementos que o compõem. |
Abstract: | This study proposes to identify and analyze the concepts that underlie two literacy proposals for children in the Municipal Public Education Network in Salvador. The two proposals selected were the Alfa and Beto Program and the National Pact for Literacy in the Right Age Program, implemented in this Network. This research, of a qualitative nature, had as methodology the bibliographical research and the analysis of the information presented in corpus, constituted by activities and texts contained in the didactic materials of the two proposals. In view of all the concepts that were exposed, regarding literacy, learning, language/language, reading and writing, we consider that the proposal of the National Pact for Literacy in the Right Age Program is the most consistent with contemporary concepts of literacy. Even so, we emphasize that many ideas highlighted by the Alfa and Beto Program deserve consideration, as they can contribute to the understanding of the literacy process and the elements that compose it. |
Palavras-chave: | Alfabetização Métodos de ensino Leitura Escrita Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35181 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Silva - TCC 2014.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.