Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Soares, Iraneide dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T21:01:11Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T21:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35182 | - |
dc.description.abstract | The present work has as general objective to reflect to what extent the different areas of knowledge can contribute in the literacy and literacy process of the children for the insertion in the different social practices that aim at the full exercise of citizenship. To carry out this work, we opted for a qualitative research based on a bibliographic study and analysis of official documents. As theoretical support, we consulted authors such as Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, among others, to better understand how literacy and literacy involve the contents of different areas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ciclo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | sujeito histórico | pt_BR |
dc.title | As contribuições das diferentes áreas do conhecimento para o processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.contributor.referee1 | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Laureci Ferreira da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral refletir em que medida as diferentes áreas do conhecimento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças para a inserção nas diferentes práticas sociais que visam o pleno exercício da cidadania. Para a realização deste trabalho, optamos por uma pesquisa qualitativa pautada em estudo bibliográfico e análise de documentos oficiais. Como suporte teórico, consultamos autores como Magda Soares, Vigotski, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Paulo Freire, Irandé Antunes, Helena Copetti Callai, Ático Chassot, dentre outros, para melhor compreender como alfabetização e letramento envolvem os conteúdos das diferentes áreas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|