https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35183
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva das crianças |
Autor(es): | Silva, Rayssa de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Santos, Marlene Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Marlene Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gurgel, Paulo Roberto Holanda |
metadata.dc.contributor.referee3: | Monteiro, Heloísa Helena Tourinho |
Resumo: | A partir da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, as crianças de seis anos passaram a fazer, legalmente, parte dessa etapa da Educação Básica. Muitas dessas crianças que estão ingressando no Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de estudar na préescola. Diante disso, esse trabalho busca evidenciar o ponto de vista de cinco crianças de uma escola municipal da cidade de Salvador sobre a transição delas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, bem como o da professora do grupo de crianças mencionado. Entre os principais autores utilizados nesse trabalho estão Sônia Kramer (2002, 2007, 2011 e 2010), Tizuko Kishimoto (2010 e 2011) e Silvia Cruz (2008). Apresenta, ainda, as leis e orientações que fazem referência a essa ampliação e a nova idade que integra o Ensino Fundamental. A metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Foi formulada uma dinâmica específica para ser realizada com as crianças onde, através das informações levantadas, foi possível compreender como elas vivenciaram esse momento de transição. Já a professora desse grupo de crianças participou de uma entrevista semiestruturada onde evidenciou o seu posicionamento em relação a esse momento de transição vivenciado pelas crianças. Os resultados evidenciam a necessidade de uma maior reflexão sobre a passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de maneira que permita a elas uma continuação do seu processo de desenvolvimento e de aprendizagens sem rupturas tão drásticas. |
Abstract: | From the expansion of Elementary School to nine years, six-year-olds became, legally, part of this stage of Basic Education. Many of these children who are entering elementary school had the opportunity to study in preschool. Therefore, this work seeks to highlight the point of view of five children from a municipal school in the city of Salvador about their transition from Early Childhood Education to Elementary School, as well as that of the teacher of the mentioned group of children. Between the main authors used in this work are Sônia Kramer (2002, 2007, 2011 and 2010), Tizuko Kishimoto (2010 and 2011) and Silvia Cruz (2008). It also presents the laws and guidelines that make reference to this expansion and the new age that integrates Elementary School. The The methodology of this work consists of a field research with a qualitative approach. A specific dynamic was formulated to be carried out with the children where, through the information collected, it was possible to understand how they experienced this moment of transition. The teacher of this group of children participated in a semi-structured interview where she showed her position in relation to this moment of transition experienced by children. The results show the need for further reflection about the transition of children from Kindergarten to Elementary School in a that allows them to continue their development and learning process without such drastic breaks. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Ensino Fundamental Criança Transição |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35183 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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