Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Ribeiro, Marilia Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T21:22:27Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T21:22:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35184 | - |
dc.description.abstract | Daring is the term that marks the work that gave rise to this monograph and deals, specifically, from the Thousand Women Program-IFBA-2013, where the student body is in a situation of social vulnerability, with emphasis on their ethnic-racial, gender and social class belonging. In it, the author shares with these women the identities, the problems and the search for solutions. Research was carried out on how the practice of volunteer teachers in the Program produce, or not, pedagogical implications with a focus on gender, race and social class, as well as generation, geographic housing, and drug addiction. To the carrying out the research, the qualitative research category was used, through the interview technique and document analysis. Six teachers were interviewed (at). According to the results of the research, taking into account the interviews with teachers and consultation of specialized literature, pedagogical practices exercised are not held in a qualified manner, that is, with a specific approach,
to gender and race issues and, therefore, do not favor an education emancipatory, anti-sexist and anti-racist. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Programa Mulheres Mil | pt_BR |
dc.subject | Classe Social | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Raça, gênero, classe social: implicações pedagógocas no programa mulheres mil no IFBA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referee2 | Sandoval, Ana Claudia Rozzo | - |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Rosangela Costa | - |
dc.description.resumo | Ousar é o termo que marca o trabalho que deu origem a esta monografia e trata, especificamente, do Programa Mulheres Mil-IFBA-2013, onde o corpo discente encontra-se em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em seus pertencimentos étnicorracial, de gênero e de classe social. Nele, a autora comunga com essas mulheres as identidades, os problemas e a busca de soluções. Pesquisou-se sobre como a prática dos (as) professores (as) voluntários (as) no Programa produzem, ou não, implicações pedagógicas com recorte de gênero, raça e classe social, bem como de geração, habitação geográfica e drogadição. Para a realização da pesquisa foi utilizada a categoria pesquisa qualitativa, através da técnica de entrevista e análise documental. Foram entrevistados seis professores (as). De acordo com o resultado da pesquisa, levando-se em conta as entrevistas
com os docentes e a consulta à literatura especializada, as práticas pedagógicas exercidas não se detêm de maneira qualificada, isto é, com abordagem específica, para às questões de gênero e raça e, com isso, não favorecem uma educação emancipatória, anti-sexista e anti-racista. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|