Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Marilia Gabriela-
dc.date.accessioned2022-05-09T21:22:27Z-
dc.date.available2022-05-09T21:22:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35184-
dc.description.abstractDaring is the term that marks the work that gave rise to this monograph and deals, specifically, from the Thousand Women Program-IFBA-2013, where the student body is in a situation of social vulnerability, with emphasis on their ethnic-racial, gender and social class belonging. In it, the author shares with these women the identities, the problems and the search for solutions. Research was carried out on how the practice of volunteer teachers in the Program produce, or not, pedagogical implications with a focus on gender, race and social class, as well as generation, geographic housing, and drug addiction. To the carrying out the research, the qualitative research category was used, through the interview technique and document analysis. Six teachers were interviewed (at). According to the results of the research, taking into account the interviews with teachers and consultation of specialized literature, pedagogical practices exercised are not held in a qualified manner, that is, with a specific approach, to gender and race issues and, therefore, do not favor an education emancipatory, anti-sexist and anti-racist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectPrograma Mulheres Milpt_BR
dc.subjectClasse Socialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleRaça, gênero, classe social: implicações pedagógocas no programa mulheres mil no IFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.referee2Sandoval, Ana Claudia Rozzo-
dc.contributor.referee3Araújo, Rosangela Costa-
dc.description.resumoOusar é o termo que marca o trabalho que deu origem a esta monografia e trata, especificamente, do Programa Mulheres Mil-IFBA-2013, onde o corpo discente encontra-se em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em seus pertencimentos étnicorracial, de gênero e de classe social. Nele, a autora comunga com essas mulheres as identidades, os problemas e a busca de soluções. Pesquisou-se sobre como a prática dos (as) professores (as) voluntários (as) no Programa produzem, ou não, implicações pedagógicas com recorte de gênero, raça e classe social, bem como de geração, habitação geográfica e drogadição. Para a realização da pesquisa foi utilizada a categoria pesquisa qualitativa, através da técnica de entrevista e análise documental. Foram entrevistados seis professores (as). De acordo com o resultado da pesquisa, levando-se em conta as entrevistas com os docentes e a consulta à literatura especializada, as práticas pedagógicas exercidas não se detêm de maneira qualificada, isto é, com abordagem específica, para às questões de gênero e raça e, com isso, não favorecem uma educação emancipatória, anti-sexista e anti-racista.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Marilia.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.