Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Guimarães, Susana dos Anjos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T22:24:29Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T22:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35189 | - |
dc.description.abstract | This monographic work was carried out with the objective of presenting reflections and discussions on the theme of Afro-Brazilian Literature in the valorization of the self-esteem of black children in the initial series of Elementary School. Its general objective is to analyze the use of Afro-Brazilian Literatures as pedagogical practices for the valorization of the self-esteem of black children. Therefore, in order to explore the theme in question, a theoretical-bibliographic study was carried out. Organized in four chapters, this research covered: ―The silencing of black characters in children's literature‖ this chapter in which I bring a subtitle that expands the discussion in which I talk about ―the negative representations of blacks in the works of Monteiro Lobato‖, I also talk about ―Law 10.639/03 to strengthen the self-esteem of black children‖ and I discuss in the subtitle of this chapter the issue of ―Afro-Brazilian literature beyond ethnic-racial relations‖. In the next chapter I carry out an analysis of some Afro-Brazilian children's stories and in the last chapter I highlight a discussion that permeates all this monographic research that is "the importance of Afro-Brazilian Literature in the self-esteem of black children". It was a very important and satisfactory research exercise triggered by the production of a course conclusion work, in which I had a positive result and where it should be deepened in the continuity of my professional life and in later academic pursuits. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | crianças negras | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Relações Étnicorraciais | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil afro-brasileira: relações étnicorraciais e autoestima das crianças negras do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Kátia Alves dos | - |
dc.contributor.referee3 | Damião, Flávia de Jesus | - |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico foi realizado com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca da temática da Literatura Afro-brasileira na valorização da autoestima das crianças negras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral é analisar a utilização das Literaturas Afro-brasileiras como práticas pedagógicas para a valorização da autoestima das crianças negras. Assim sendo, para a exploração da temática em questão foi realizado um estudo de natureza teórico-bibliográfico. Organizada em quatro capítulos, esta pesquisa abrangeu: ―O silenciamento de personagens negros na Literatura infantil‖ capitulo esse no qual trago um subtítulo que amplia a discussão no qual falo sobre ―as representações negativas dos negros nas obras de Monteiro Lobato‖, também discorro sobre ―a Lei 10.639/03 para o fortalecimento da autoestima das crianças negras‖ e discuto no subtítulo deste capitulo a questão da ―Literatura afro-brasileira para além das relações étnicorraciais‖. No capitulo seguinte realizo uma análise de algumas histórias infantis afro-brasileiras e no último capitulo destaco uma discussão que permeia toda esta pesquisa monográfica que é ―a importância da Literatura afro-brasileira na autoestima das crianças negras‖. Foi um exercício de pesquisa muito importante e satisfatória desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, no qual tive um resultado positivo e onde o mesmo deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|