Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Diego Santana Rocha de | - |
dc.creator | Santos, José Carlos Sales dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T01:15:19Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T01:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-6160 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206 | - |
dc.description.abstract | This study was made in order to map the marketing strategies in the information services of
the BibliotecaPública do Estado da Bahia (BPEB), it is the result from the emergence of new
informational media and the advent of technology, especially in the last decades of the 20th
century, which broke some stereotypes about the role of libraries in the perspective of
contributing to society. One of the prerequisites that is responsability to the nowadays
librarians is the managerial vision, translated, among many possible ways, in the use of
marketing in several kinds of medias. The method of research used was descriptive, it was
developed through a unique study case in the BPEB, a nationwide reference as the first public
library of Latin America. To do the data collection it was applied a questionnaire to the users
of the Library and a interview for employees/managers who have activities directly related to
the institution's marketing practices. It was found that the BPEB has structure and
praticesfavorable to the use of marketing to promote their products and information services,
but it’s necessary a better strategic planning to ensure adequate divulgation of these activities
to a wider range, this should be allied with the attending of the information needs of its users. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Outra instituição | pt_BR |
dc.relation.ispartof | R. Bibliomar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão da informação | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Pública do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.subject.other | Marketing | pt_BR |
dc.subject.other | Public library | pt_BR |
dc.subject.other | Information management | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca Pública do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.title | Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Marketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case study | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | OI | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 115 | pt_BR |
dc.citation.epage | 130 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da
Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos
suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século
XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de
contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional
bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo
uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza
descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em
âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados
utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista
estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de
marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao
uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se
necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a
um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|