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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMariño, Suzi Maria Carvalho-
dc.contributor.authorMachado, Andrea de Matos-
dc.creatorMachado, Andrea de Matos-
dc.date.accessioned2022-05-12T18:00:00Z-
dc.date.available2022-01-04-
dc.date.available2022-05-12T18:00:00Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35213-
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the museum, as an environment of sociocultural interaction, stimulator of metacognitive and emotional processes in the public, correlating emotional design, user experience and multiple levels of interactivity, in exhibition spaces. These three theoretical categories structured the development of design recommendations to characterize the experience of visiting museum exhibitions. The investigation seeks to answer to what extent these pillars can help museographic mediation, expanding the tooling possibilities to map and promote user satisfaction. The locus of the research is located in the exhibition spaces of the Eugênio Teixeira Leal Museum, located in the historic center of the Bahian capital, Salvador. The study has a mixed approach, whose instrumental methods and techniques for data collection were systematic observation, interviews, questionnaires, Kansei method, focus group and document analysis, including image and video recordings. It argued that, in addition to the curatorial discourse and expographic project, the museum visit is potentially significant when its design configuration includes the humanization of the experience, through cultural mediators, as well as the thresholds between aesthetic parameters of sensory perception, cognitive parameters accessible and inclusive to the public and emotional parameters of social interaction. As future works, intended to apply the project recommendations generated to the creation or adaptation of exhibition projects of a museographic character, extending to educational spaces, galleries, business, and institutional, public or private environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectExperiência de visita a museuspt_BR
dc.subjectEstratégias interativas em museuspt_BR
dc.subjectMuseu Eugênio Teixeira Lealpt_BR
dc.titleDesign emocional e interatividade em museus: a experiência de visita centrada no usuáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Carina Santos-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Mariño, Suzi Maria Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641978572569252pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Carina Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731933191944131pt_BR
dc.contributor.referee1Mariño, Suzi Maria Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641978572569252pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Carina Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731933191944131pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901pt_BR
dc.contributor.referee4Rosa, Flavia Goulart Mota Garcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537077209873962pt_BR
dc.contributor.referee5Bina, Eliene Dourado-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927802745967486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6311980330681924pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe analisar o museu, enquanto ambiente de interação sociocultural, estimulador de processos metacognitivos e emocionais do grande público, correlacionando design emocional, experiência do usuário e múltiplos níveis de interatividade, em espaços expositivos. Essas três categorias teóricas estruturaram o desenvolvimento de recomendações projetuais para caracterização da experiência de visita a exposições museológicas. A investigação busca responder em que medida esses pilares podem auxiliar a mediação museográfica, ampliando as possibilidades ferramentais de mapear e promover a satisfação do usuário. O lócus da pesquisa está situado nos espaços expositivos do Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no centro histórico da capital baiana, Salvador. O estudo é de abordagem mista, cujos métodos e técnicas instrumentais para coleta de dados foram a observação sistemática, entrevistas, questionários, método Kansei, grupo focal e análise documental, incluindo registros de imagem e vídeo. Defende-se que, para além do discurso curatorial e projeto expográfico, a visita ao museu é potencialmente significativa quando sua configuração projetual inclui a humanização na experiência, por intermédio de mediadores culturais, assim como os limiares entre parâmetros estéticos de percepção sensorial, parâmetros cognitivos acessíveis e inclusivos ao grande público e, também, parâmetros emocionais de interação social. Como trabalhos futuros, pretende-se aplicar as recomendações projetuais geradas à criação ou adequação de projetos expositivos de caráter museográfico, extensível a espaços educacionais, galerias, ambientes empresariais, institucionais, públicos ou privados.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
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