https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35245
Tipo: | Dissertação |
Título: | As tramas que sustentam os corpos: bordados, memórias e mulheres contemporâneas. |
Título(s) alternativo(s): | The wefts that sustain the bodies: embroidery, memories and contemporary women. |
Autor(es): | Lopes, Marina |
Autor(es): | Lopes, Marina Ferreira Belo |
Primeiro Orientador: | Barata, Danillo Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barata, Danillo Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lordelo, Lia da Rocha |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada surge de uma linha tensionada entre as tradições ancestrais femininas e os processos de criação de subjetividades no contexto da arte têxtil contemporânea. Processos estes que se baseiam no encontro desses tempos distintos, nas estratégias de narrativas marginalizadas e no resgate de memórias femininas através de gerações. Defende-se a presença e a potência das memórias coletivas e individuais em cada imagem analisada e é a partir das imagens que a pesquisa se move. Foram eleitas nove artistas de diferentes nacionalidades que, em comum, encontraram no bordado uma linguagem subversiva para abordar sua condição feminina. Assume-se o risco de fazer parte desse processo de bordado junto às artistas – metafórico, pois aqui textos e têxteis se cruzam e confundem a todo tempo. |
Abstract: | The following dissertation comes from a line tensioned between the female ancestral traditions and the production of subjectivity in the context of contemporary textile art. The process is based on the meeting of these different times, on the marginalized narratives strategies and on the rescue of female memories through generations. The presence and power of collective and individual memories in each analyzed image is defended and it is from the images that the research moves. Nine artists of different nationalities were chosen. In common, they found in embroidery a subversive language to approach their feminine condition. One assumes the risk of being part of this process of embroidery with the artists – a metaphorical process, because here texts and textiles confuse and cross each other at any time. |
Palavras-chave: | Bordado Memória Arte Têxtil Feminino Arte Contemporânea |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35245 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS_TRAMAS_QUE_SUSTENTAM_OS_CORPOS.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.