Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Paulo Fernando de Almeida | - |
dc.contributor.author | Cotrim, Miguel Antonio | - |
dc.creator | Cotrim, Miguel Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:45:45Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T13:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35246 | - |
dc.description.abstract | This study seeks to examine the relationships between art, design and politics through
the study of imagery models of power representation and personification of power
produced and broadcasted in the campaigns of Collor and Lula, in the 1989 presidential
elections. It investigates the models of imagery representation of power used in the
Brazilian electoral campaigns. The methodology applied in this investigation is that of
qualitative research. This is a case study that involves analyzing the images of the
presidential election campaigns of the two candidates, seeking to find the genealogy of
the imagery models of expression and personification of power. The bases of this study
are the images that express power and have been developed by the main artistic
movements until the 20th century. The study also seeks to fill gaps in the production of
scientific literature on the imagery universe of Brazilian electoral campaigns, offering a
starting point for deepening the understanding of the relationships between art, design
and politics. This study is relevant for researchers in the fields of art, design and
communications as well as for professionals involved in building the image of
candidates in the political campaign scene. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem do poder | pt_BR |
dc.subject | Personificação do poder | pt_BR |
dc.subject | Eleições presidenciais brasileiras de 1989 | pt_BR |
dc.subject | Arte, design e política | pt_BR |
dc.subject.other | Image of power | pt_BR |
dc.subject.other | Personification of power | pt_BR |
dc.subject.other | 1989 Brazilian presidential elections | pt_BR |
dc.subject.other | Art, design and politics | pt_BR |
dc.title | Arte, design e política: um estudo sobre a imagem do poder nas campanhas presidenciais brasileiras de 1989 | pt_BR |
dc.title.alternative | Art, design and politics: a study on the image of power in the Brazilian presidential campaigns of 1989 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Paulo Fernando de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7539804353034691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Paulo Fernando de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7539804353034691 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Filho, Emiliano José da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2729568673398135 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Guimarães, Celso Pereira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418970339898554 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6692518834089230 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo busca examinar as relações entre arte, design e política por meio do estudo
dos modelos imagéticos de representação do poder e de personificação do poder
produzidas e veiculadas nas campanhas de Collor e Lula, nas eleições presidenciais de
1989. Investigam-se os modelos de representação imagética do poder utilizados nas
campanhas eleitorais brasileiras. A metodologia aplicada nesta investigação é a de
pesquisa qualitativa. Trata-se de um estudo de caso que envolve a análise das imagens
das campanhas eleitorais presidenciais dos dois candidatos, buscado encontrar a
genealogia dos modelos imagéticos de expressão do poder e de personificação do poder.
Toma-se por base as imagens que expressam o poder desenvolvidas pelos principais
movimentos artísticos até o século XX. O estudo procura, ainda, preencher lacunas de
produção de literatura científica sobre o universo imagético das campanhas eleitorais
brasileiras, oferecendo um ponto de partida para o aprofundamento da compreensão
das relações entre arte, design e política. Este estudo é relevante para os pesquisadores
do universo da arte, do design e da comunicação bem como para aos profissionais
envolvidos na construção da imagem de candidatos no cenário de campanhas políticas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|