Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Brandão, Gleise da Silva | - |
dc.creator | Lima, Jussara Borges de | - |
dc.creator | Galiza, Mirna Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T18:53:37Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T18:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-10 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Gleise da Silva; GALIZA, Mirna Pereira; LIMA, Jussara Borges de. Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 7, n. 2 , p. 01-15, 2019. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v7_n2/racin_v7_n2_artigo01.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-9708 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281 | - |
dc.description.abstract | The experience of the development of a model of training in infocommunication
competences directed to secondary education is described. The model was tested
from a semi-presential course with a group of middle-level students in the city of
Salvador, Brazil, through the Moodle platform. An interactive methodology was
adopted, with the use of digital learning objects and a language close to the
interlocutor through various means of communication (e-mail, Whatsapp discussion
forums). The results indicated that the course contributed to the awareness of the
effective use of information and communication, as well as its tools. We conclude that
the students made direct associations with their reality, looking for examples of their
daily life to solve proposed problems. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Analisando em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Competências infocomunicacionais | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Competência em comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Infocommunicational competences | pt_BR |
dc.subject.other | Information literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Information literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Distance education | pt_BR |
dc.subject.other | Distance education | pt_BR |
dc.title | Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Promotion of infocommunication competences: a report of experience with middle school students | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 01 | pt_BR |
dc.citation.epage | 15 | pt_BR |
dc.description.resumo | Relata-se a experiência do desenvolvimento de um modelo de formação em
competências infocomunicacionais voltado ao ensino médio. O modelo foi testado a
partir de um curso semi-presencial com um grupo de estudantes de nível médio na
cidade de Salvador, no Brasil, através da plataforma Moodle. Adotou-se uma
metodologia interativa, com a utilização de objetos de aprendizagem digitais e uma
linguagem próxima do interlocutor por meio de diversos meios de comunicação (e-
mail, Whatsappe fóruns de discussão). Os resultados indicaram que o curso
contribuiu para a conscientização quanto ao uso eficaz da informação e da
comunicação, bem como suas ferramentas. Conclui-se que os estudantes fizeram
associações diretas com a sua realidade, buscando exemplos de seu cotidiano para a
resolução de problemas propostos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|