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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35338
Tipo: Dissertação
Título: Estratégia e competências organizacionais e individuais dos gestores públicos: alinhamento na auditoria SUS Bahia
Título(s) alternativo(s): Organizational and individual strategy and competences of public managers: alignment in the SUS Bahia Audit
Autor(es): Carvalho, Isaura Cândida Marques Freire de
Primeiro Orientador: Almeida, Denise Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Denise Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Sacramento, Ana Rita Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pimenta, Lidia Boaventura
Resumo: As organizações públicas contemporâneas buscam resultados efetivos e sustentá-veis, com a prestação de serviços vistos como importantes pela sociedade e institui-ções públicas, agregando valor público e assim evitando substituição por outra orga-nização vista como de maior capacidade. Nesse cenário, o alinhamento entre a estra-tégia organizacional e as competências organizacionais e individuais é um elemento-chave para uma gestão consistente, coerente e focada nos objetivos estratégicos, sendo de especial importância as competências individuais do gestor público, respon-sável pelo gerenciamento das instituições públicas e por ações relacionadas ao pla-nejamento, execução e controle de projetos, no alcance dos objetivos estratégicos. Assim, os gestores públicos brasileiros contemporâneos precisam ser cada vez mais qualificados e capazes de usar modernas práticas e tecnologias de gestão através do desenvolvimento de novo elenco de competências individuais. Este trabalho tem por objetivo verificar o alinhamento entre as competências organizacionais e individuais dos gestores e os objetivos estratégicos na Auditoria SUS Bahia, com vistas a apre-sentar proposta de melhoria. Optou-se pela pesquisa descritiva, qualitativa com es-tudo de caso único. Como técnica de coleta, utilizou-se análise documental e entre-vista e para a análise dos dados foi utilizada a análise categorial temática. Os resulta-dos apontam que o Plano Estadual de Auditoria não apresenta a estratégia organiza-cional de forma clara e explícita, os objetivos estratégicos não são desdobrados nos três níveis organizacionais, bem como não se identificam as competências organizacionais e individuais necessárias à consecução dos objetivos definidos. Também não há avaliação e monitoramento sistemático das metas definidas. Com isso, o plano não é atualizado e utilizado nos processos decisórios e ações cotidianas. Para a organização, sugere-se revisar o plano, explicitando a estratégia e a agregação de valor público, desdobrar as metas nos níveis estratégico, tático e operacional de forma a permitir o alinhamento de cada nível com a estratégia organizacional; avaliar sistematicamente o plano, atualizando-o frente à complexidade das mudanças de con-texto; disseminar a prática do planejamento com o envolvimento de toda a organiza-ção; mapear as competências organizacionais e individuais visando à eliminação das lacunas de competência e implantar o BSC adaptada ao setor público como forma de melhorar o alinhamento da estratégia organizacional com as competências. Como li-mitações identifica-se a realização das entrevistas de forma remota reduzindo a inte-ração pessoal. Sugere-se a realização de estudos comparativos em outros órgãos e a identificação das competências essenciais e a verificação de como a Auditoria cria ou agrega valor público.
Abstract: Contemporary public organizations seek effective and sustainable results through the provision of services identified as important by society and public institutions, adding public value and thus avoiding substitution by another organization viewed as having greater capacity. In this scenario, the alignment between the organizational strategy and the organizational and individual competencies is a key element for a consistent and coherent management, focused on the strategic objectives, being of particular im-portance the individual competences of the public manager, responsible for the man-agement of public institutions and for actions related to the planning, execution and control of projects, in the achievement of strategic objectives. Thus, contemporary Bra-zilian public managers increasingly need to be qualified and able to use modern man-agement practices and technologies through the development of a new list of individual competences. This work has the objective of verifying the alignment between the or-ganizational and individual competencies of the managers and the strategic objectives in the SUS Bahia Audit, seeking to present a proposal for improvement. A descriptive and qualitative research, with a single case study, was chosen for this. As collection techniques, document analysis and interviews were used; and for data analysis, the-matic categorical analysis. The results show that the State Audit Plan does not present the organizational strategy in a clear and explicit way, the strategic objectives are not deployed at the three organizational levels, and the organizational and individual com-petencies necessary to achieve the defined objectives are not identified. Furthermore, there is no systematic assessment and monitoring of the defined goals, thus the plan is neither updated nor used in decision-making processes and daily actions. For the organization, it is suggested to revise the plan, explaining the strategy and the public added value, to unfold the goals at the strategic, tactical and operational levels in order to allow the alignment of each level with the organizational strategy; systematically evaluate the plan, keeping it updated considering the complexity of changes in context; disseminate the practice of planning with the involvement of the entire organization; map the organizational and individual competencies in order to eliminate competency gaps and implement the BSC adapted to the public sector as a way to improve the alignment of the organizational strategy with the competencies. As limitations, the in-terviews were conducted remotely, reducing personal interaction. It is suggested to carry out comparative studies in other public institutions to identify the essential com-petencies and how the Audit creates and adds public value.
Palavras-chave: Competência individual
Competência organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35338
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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