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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça Junior, Érico Pina-
dc.date.accessioned2022-05-25T14:02:53Z-
dc.date.available2022-05-25T14:02:53Z-
dc.date.issued2003-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340-
dc.description.abstractThis dissertation aims to approach questions related to tourism marketing and competitivity in the state of Bahia, seeking to integrate the learning organization concepts as a way to obtain better results, not only in competitivity but in marketing of the Bahia product. The research for this dissertation was performed via two specific inquiries in order to ascertain the international tour operators’ opinion about Bahia as a tourism destination, comparing it to others similar products in the world. Subsequently, through a focus group, this dissertation evaluated the perception of the Bahia brand in the São Paulo market, because this city represents the major national market for Bahia. The focus groups also aim to get information on how the decision to travel was made and how the destination was chosen. The results demonstrate the appearance of a new tourist profile, more concerned with socio-cultural matters and emphasizing ecological values that will generate new experiences. Comparing these data with the business culture of the Bahia tourism trade, it is possible to conclude that there is a gap between the new tourism trends and the current emphasis by the tourism sector. Forming strategic alliances that create, offer and manage these new tourism products for this new tourist can narrow this gap.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMarketing de serviços (Turismo) - Bahiapt_BR
dc.subjectTurismo - Bahiapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectTurismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahiapt_BR
dc.subject.otherServices Marketing (Tourism) - Bahiapt_BR
dc.subject.otherTourism - Bahiapt_BR
dc.subject.otherCompetitivenesspt_BR
dc.subject.otherTourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brandpt_BR
dc.titleMarketing e competitividade no turismo da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Gilberto-
dc.contributor.referee1Almeida, Gilberto-
dc.contributor.referee2Ladeira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8243-7270pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458185696007117pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso, Cláudio-
dc.creator.LattesNão tempt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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