Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Taciano-
dc.date.accessioned2022-05-27T13:47:47Z-
dc.date.available2022-05-27T13:47:47Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362-
dc.description.abstractThis thesis proposes to look at the works of the Ateliê 23 company that make use of biographical and documentary material, intending to reveal the Scenic Bionarratives as a possible path in the construction of empathic movements between actor and spectator in favor of lives considered precarious. Considering the research object as an interdisciplinary field mediated by the look of autoethnography and cartography, its construction takes place by summoning interdependent notions, but fundamental to the understanding of the crossings that the group investigates on stage, ranging from performative theater to cognitive neurosciences. The investigation is based on revisiting the creative path of the works Persona (2015), On the lovely feeling of being useless (2016) and Helena (2018) by observing process documents, trends and testimonies of creative artists, from a critical perspective of creative processes. The research points to the use of pain and violence devices by the group, with the intention of elaborating new relationships with the spectator, imbued with guiding concepts such as the precarious condition of life and the aesthetics of shock. The spectacle, as an intended possibility in the production of presence and experience, combines with the notion of meaning as an activity of mirror neurons – fundamental to the construction of empathy as recognition of oneself in the other. The research, therefore, tends to conclude that the use of the live document on stage reverberates in the perception of consciousness and dialogues with the power of commotion that art has, as a political act of existence and survival of a community.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectbionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativopt_BR
dc.subject.otherscenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theaterpt_BR
dc.titleBionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23pt_BR
dc.title.alternativeScenic bio narratives: devices of commotion in the Ateliê 23 playspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.contributor.advisor1Vilhena, Deolinda-
dc.contributor.referee1Vilhena, Deolinda-
dc.contributor.referee2Marfuz, Luiz-
dc.contributor.referee3Tavares, Gil Vicente-
dc.contributor.referee4Poty, Vanja-
dc.contributor.referee5Issao, Humberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.description.resumoEsta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf102,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.