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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.creatorAssis, Pamela Oliveira-
dc.creatorJesus, Ingrid Paixão de-
dc.date.accessioned2022-05-27T22:41:32Z-
dc.date.available2022-05-27T22:41:32Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel do Rosário; ASSIS, Pamela Oliveira; JESUS, Ingrid Paixão de. A biblioterapia como um campo de atuação para o bibliotecário: perspectivas dos discentes do curso de biblioteconomia da UFBA. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 41-53, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35377-
dc.description.abstractBibliotherapy is one of the possible fields of action of the librarian, but the lack of approach to this subject in the classroom and the fact that the students' competences to take on this field are not developed to the satisfaction can be considered barriers for the formation of future professionals. These aspects also motivated the choice of this research theme. Thus, the objective of this study was to investigate the perspectives of Librarianship students about their work in the field of Biblioterapia. For that, questionnaires were applied with the students of the Federal University of Bahia, to know their opinions on the subject. In addition, a mapping was carried out in the literature ofInformation Science to know what skills librarians must master in order to perform in Biblioterapia and that need to be developed by the students during graduation. With these steps accomplished, it was possible to observe that the students have already heard about bibliotherapy, but most do not feel prepared to work in the field because of the lack of specific curricular components that approach them in this theme. It is concluded that, although these professionals know a little about the subject, it is still necessary that curricular matrices are updated and address new fields of their performance in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofBiblionlinept_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectBibliotecário – perfilpt_BR
dc.subjectBibliotecário – competênciaspt_BR
dc.subjectCampo de atuação – Biblioteconomiapt_BR
dc.subject.otherBibliotherapypt_BR
dc.subject.otherLibrarian - profilept_BR
dc.subject.otherLibrarian - skillspt_BR
dc.subject.otherField of work - Librarianshippt_BR
dc.titleA biblioterapia como um campo de atuação para o bibliotecário: perspectivas dos discentes do curso de biblioteconomia da UFBApt_BR
dc.title.alternativeBibliotherapyas as field of action for the librarian: perspectives of the librarians of UFBApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage41pt_BR
dc.citation.epage53pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44808pt_BR
dc.description.resumoA Biblioterapia é um dos possíveis campos de atuação do bibliotecário, porém há pouca abordagem a respeito desse assunto em sala de aula e o fato de as competências dos estudantes para assumirem esse campo não serem desenvolvidas a contento podem ser consideradas barreiras para a formação de futuros profissionais. Esses aspectos também motivaram a escolha desse tema de pesquisa. Assim, o objetivo deste estudo foi o de investigar quais as perspectivas dos discentes de Biblioteconomia sobre sua atuação no campo da Biblioterapia. Para isso, foram aplicados questionários com os discentes da Universidade Federal da Bahia,para saber suas opiniões a respeito do assunto. Além disso, procedeu-se a um mapeamento na literatura da Ciência da Informação para saber quais as competências que os bibliotecários devem dominar para atuar na Biblioterapia e que precisam ser desenvolvidas pelos discentes durante a graduação. Com essas etapas realizadas, foi possível observar que os discentes já ouviram falar sobre biblioterapia, mas a maioria não se sente preparada para atuar no campo por causa da falta de componentes curriculares específicos que os aproximem dessa temática. Conclui-se que, apesar de esses profissionais conhecerem um pouco sobre o tema, ainda é necessário que as matrizes curriculares se atualizem e abordem novos campos de sua atuação em sala.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

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