Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Camila de Andrade Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T21:28:58Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T21:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35408 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aimed to investigate the families' conceptions about the assessment of their children's learning in a private Early Childhood School in Salvador. It is known about the necessary relationship that must exist between the school and the families, as a way of sharing knowledge and the child's development process. Therefore, these families must assume an active role in the child's learning process and establish relationships to be educational partners of the teachers. In order to follow the path and method of the research, an exploratory research was adopted within the qualitative perspective, using the interview as a data collection instrument, in this case, the parents. The bibliographic survey was based on the theorists Micarello (2010), Bassedas, Huguet and Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris and Tavares (2009) and Bondioli and Sávio (2013) for presenting the evaluation in the IE in a proposal that show the child as the protagonist in the evaluation process and the family as a great collaborator in this process. These authors also explain types of records that can be used in the observation and monitoring of pedagogical practices. The research results show the interviewed parents' conceptions about the evaluation in the ECE, where they understand the evaluation as a way of reporting the child's learning process, evidencing their development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação na Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem na educação infantil: a voz de famílias de uma escola particular de Salvador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Heloísa Helena Tourinho | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar quais as concepções das famílias sobre a avaliação da aprendizagem de seus filhos em uma escola particular de Educação Infantil de Salvador. Sabe-se da necessária relação que deve existir entre a escola e as famílias, como forma de compartilhar o conhecimento e o processo de desenvolvimento da criança. Sendo assim, essas famílias devem assumir um papel ativo nesse processo de aprendizagem da criança e estabelecer relações para serem parceiros educativos dos docentes. Para trilhar o caminho e o método da pesquisa, adotou-se a pesquisa exploratória dentro da perspectiva qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados, nesse caso, os pais. O levantamento bibliográfico se baseou nos teóricos Micarello (2010), Bassedas, Huguet e Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris e Tavares (2009) e Bondioli e Sávio (2013) por apresentarem a avaliação na EI numa proposta que evidenciam a criança como protagonista no processo de avaliação e ressalva a família como grande colaboradora desse processo. Também esses autores explanam tipos de registros que podem ser utilizados na observação e acompanhamento das práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram as concepções dos pais entrevistados acerca da avaliação na EI onde compreendem a avaliação como uma forma de relatar o processo de aprendizagem da criança, evidenciando o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|