Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Almeida, Alessandro de Moura | - |
dc.contributor.author | Bitencourt, Almir Galvão Vieira | - |
dc.contributor.author | Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra | - |
dc.contributor.author | Lordelo, Marina da Rocha | - |
dc.contributor.author | Lemos, Kleuber Moreira | - |
dc.contributor.author | Nuñez, Geila Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Barbetta, Marcelo Campos | - |
dc.contributor.author | Athanazio, Rodrigo Abensur | - |
dc.contributor.author | Nery Filho, Antonio | - |
dc.creator | Almeida, Alessandro de Moura | - |
dc.creator | Bitencourt, Almir Galvão Vieira | - |
dc.creator | Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira | - |
dc.creator | Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra | - |
dc.creator | Lordelo, Marina da Rocha | - |
dc.creator | Lemos, Kleuber Moreira | - |
dc.creator | Nuñez, Geila Ribeiro | - |
dc.creator | Barbetta, Marcelo Campos | - |
dc.creator | Athanazio, Rodrigo Abensur | - |
dc.creator | Nery Filho, Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-26T13:26:00Z | - |
dc.date.available | 2011-10-26T13:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 0100-5502 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547 | - |
dc.description | P. 437–444,Oct./Dec. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica.
MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM).
RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código.
CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ética Médica | pt_BR |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Medical Ethics | pt_BR |
dc.subject | Bioethics | pt_BR |
dc.subject | Medical Education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Brasileira de Educação Médica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 32, n. 4. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)
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