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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35481
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorToutain, Lídia Maria Batista Brandão-
dc.date.accessioned2022-06-09T19:22:37Z-
dc.date.available2022-06-09T19:22:37Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationTOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão. Ressignificação das políticas, fundamentos e processos da Ciência da Informação aportada pelas tecnologias da informação e comunicação: ensaio avaliativo. PontodeAcesso, Salvador, v.13, n.2, p.238-255, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-6766pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35481-
dc.description.abstractThis essay highlights the significance that information and communication technologies have promoted in the development of countries, especially with regard to the well-being of citizens, the generation of social capital and the creation and support of structuring projects. The availability of broad band, free internet access, the universalization of digital education are examples of informational resources, which combined with other encouraging measures, such as teaching entrepreneurship in schools, encouraging the emergence of inventors, gaverise to share dinitiatives, such as business incubatorsand technology parks. This innovative technological context is associated with the use of new automated processes of information handlingby libraries, with the purpose of organizing and making available theim measurable volume of information, almost customized, because based on the cognitive models of information search by theuser, through the development of automatic information storage and retrieval systems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofPontodeAcessopt_BR
dc.subjectPolítica de informaçãopt_BR
dc.subjectInformação e sociedadept_BR
dc.subjectEducação Digitalpt_BR
dc.subject.otherInformation policypt_BR
dc.subject.other. Information and societypt_BR
dc.subject.otherDigital educationpt_BR
dc.titleRessignificação das políticas, fundamentos e processos da Ciência da Informação aportada pelas tecnologias da informação e comunicação: ensaio avaliativopt_BR
dc.title.alternativeReframing of information science policies, foundations and processes brought by information and communication technologiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage238pt_BR
dc.citation.epage255pt_BR
dc.description.resumoNesse ensaio, ressalta-se o expressivo significado que as tecnologias de informação e comunicação promoveram no desenvolvimento dos países, sobretudo no que tange ao bem-estar dos cidadãos, à geração de capital social e à criação e sustentação de projetos estruturantes. A disponibilização da banda larga, o acesso gratuito à internet, a universalização da educação digital são exemplos de recursos informacionais, que associados a outras medidas incentivadoras, como o ensino do empreendedorismo nas escolas, os estímulos ao aparecimento de inventores, fizeram surgir iniciativas compartilhadas, como as incubadores de empresas e os parques tecnológicos. A esse contexto tecnológico inovador, associa-se o uso de novos processos automatizados de tratamento da informação pelas bibliotecas, com o propósito de organizar e disponibilizar o incomensurável volume de informações, de modo quase que customizado, porque baseado nos modelos cognitivos de busca da informação pelo usuário, a partir do desenvolvimento de sistemas automáticos de armazenamento e recuperação da informação.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

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