https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35493
Tipo: | Dissertação |
Título: | Accountability em universidades e institutos federais: uma análise de transparência ativa |
Título(s) alternativo(s): | Accountability in universities and federal institutes: an active transparency analysis |
Autor(es): | Santos, Renata Cristina Nogueira |
Primeiro Orientador: | Sacramento, Ana Rita Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sacramento, Ana Rita Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Denise Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pimenta, Lídia Boaventura |
Resumo: | O presente estudo buscou caracterizar a accountability das Universidades Federais e Institutos Federais do Estado de Minas Gerais especificamente quanto à transparência ativa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo descritiva do tipo quantitativa e qualitativa, tendo como fonte de evidências os relatórios de Levantamento Integrado de Governança e Gestão do TCU de 2018 e os sites oficiais das 16 instituições mineiras selecionadas. Quanto às técnicas de coleta das evidências, optou-se pela abordagem pesquisa de campo exploratória com uso de observação direta sistemática por meio de protocolo de observação para os sites das instituições e pesquisa documental dos relatórios do Tribunal de Contas da União. A análise de dados ocorreu em quatro fases: análise dos dados do TCU, análise dos dados obtidos por meio da observação direta, comparação de dados do TCU e dos dados obtidos por meio da observação direta e análise segmentada, em que foram consideradas as questões mais relacionadas à transparência do questionário do TCU e do modelo de análise selecionado como protocolo de observação. A técnica utilizada para efetuar a análise dos dados foi análise estatística. Verificou-se que as instituições apresentam uma melhor média de transparência em 2020, por meio da avaliação de transparência ativa de seus portais do que apresentaram nos relatórios do TCU de 2018, tanto na análise segmentada quanto nos questionários completos. Porém, o índice de transparência obtido pela observação direta revela que 87,5% das instituições avaliadas ainda apresentam capacidade de transparência ativa entre baixa e média e apenas 2 instituições obtiveram capacidade de transparência ativa entre média e alta: UFMG e UFOP. Verificou-se que as instituições têm buscado atender a critérios mínimos exigidos pela legislação no que tange à transparência, principalmente no que diz respeito à publicidade de informações, mas ainda precisam melhorar no desenvolvimento da transparência, evitando-se o formalismo e garantindo informações compreensíveis e úteis aos usuários, de forma a garantir que a accountability seja cumprida. Ao final deste trabalho, foi desenvolvido o “Manual de Accountability e Transparência Ativa para Instituições Federais de Ensino”, como produto da pesquisa, que possa nortear não apenas as 16 instituições mineiras avaliadas, bem como outras Instituições Federais de Ensino, em melhores práticas de promoção da transparência ativa, no que se refere à publicidade de informações mais compreensíveis e úteis para sociedade |
Abstract: | The present study sought to characterize the accountability of the Federal Universities and Federal Institutes of the State of Minas Gerais specifically regarding active transparency. For this, a descriptive field research of the quantitative and qualitative type was developed, using the 2018 TCU Integrated Governance and Management Survey reports and the official websites of the 16 selected mining institutions as a source of evidence. As for the techniques of collecting evidence, was selected the exploratory field research approach with the use of systematic direct observation through an observation protocol for the institutions websites and documentary research of the reports of the Federal Court of Accounts. An analysis of data occurs in four phases: analysis of TCU data, analysis of data obtained through direct observation, comparison of TCU data and data obtained through direct observation and segmented analysis, that was considered as issues more related to the transparency of the TCU questionnaire and the analysis model selected as the observation protocol. The technique used to perform an analysis of the data for statistical analysis. It was found that institutions have a better average of transparency in 2020, through the assessment of active transparency of their portals than what is separated in the TCU reports of 2018, both in the segmented analysis and in the complete questionnaires. However, the crystalline clarity index by observing observation that 87.5% of the institutions evaluated still have a capacity for active transparency between low and medium and only 2 institutions obtained a capacity for active transparency between medium and high: UFMG and UFOP. It was found that the institutions have sought to meet the minimum criteria required by the legislation with regard to transparency, especially with regard to information advertising, but they still need to improve the development of transparency, avoiding formalism and ensuring understandable information and useful to users in order to ensure that accountability is respected. At the end of this work, the “Accountability and Active Transparency Manual for Federal Education Institutions” was developed as a product of the research, which can guide not only the 16 mining institutions evaluated, as well as other Federal Education Institutions, in best practices of promotion of active transparency, in terms of advertising information that is more understandable and useful to society |
Palavras-chave: | Accountability Transparência Universidades Institutos federais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35493 |
Data do documento: | 19-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
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