Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Érika Cristiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T22:45:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-15T22:45:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35521 | - |
dc.description.abstract | This research evaluates Knowledge Management at IFNMG through the perception of the
institution's employees. This is a quantitative research with a methodological strategy Research
to answer the research question and reach the objectives, and bibliographic research to identify
KM models for public administration that could be adapted to assess KM in the IFNMG. Once
recognized that KM is an important management tool for the provision of public service of
public quality and assuming that the IFNMG, as an organization, must seek efficiency and
effectiveness in its actions, this research presents the following question: What can Facilitate
and hinder the achievement of a higher level of GC maturity in the IFNMG? The general
objective of the research is to identify the reasons that can facilitate and those that can make it
difficult to reach a higher level of KM maturity in the IFNMG. And to achieve the general
objective, the following specific objectives were proposed: (i) CHECK the degree of maturity
of Knowledge Management at the IFNMG; (ii) Assess the permeability of Knowledge
Management at IFNMG; (iii) Map variables that facilitate and hinder Knowledge Management
at IFNMG. To achieve the objectives and answer the research question, the model called
“MGCAPB” created by Batista (2012) with the application of the “IAGCAP” proposed by the
same author was used, with minor adaptations. Six IAGCAP criteria (leadership in KM;
process; people; technology; knowledge processes; and learning and innovation) were used,
with statements for the positioning of respondents on a Likert scale with seven options. Through
the analysis of the obtained data, it was identified that the IFNMG is at the INTRODUCTION
level of maturity in KM, and, in this condition, it meets the factors conditioning the
implementation of the KM, but, in relation to the factors related to the KM practice itself, the
IFNMG proves to be incipient, demonstrating the need to implement an effective KM policy in
the institution. IT infrastructure is the factor that most permits the permeability of the GC in the
IFNMG and it was identified that the facilitating variables are mainly linked to the IT
infrastructure factor and as hindering variables are linked to the support structure factor GC,
these two factors through Factor Analysis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Gestão do Conhecimento na Administração Pública | pt_BR |
dc.subject | Maturidade em Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Knowledge Management | pt_BR |
dc.subject.other | Knowledge Management in Public Administration | pt_BR |
dc.subject.other | Maturity in Knowledge Management | pt_BR |
dc.title | Avaliação da gestão do conhecimento no IFNMG: percepção dos servidores técnico – administrativos em educação e docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of knowledge management in IFNMG: perception of technical-administrative servers in education and teachers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hastenreiter Filho, Horácio Nelson | - |
dc.contributor.referee1 | Hastenreiter Filho, Horácio Nelson | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Gillian Leandro de Queiroga | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Bruno Correia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9506696870335964 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa avalia a Gestão do Conhecimento no IFNMG através da percepção dos
servidores da instituição. Trata-se de pesquisa quantitativa com estratégia metodológica Survey
para resposta à questão de pesquisa e alcance dos objetivos, e pesquisa bibliográfica para
identificação de modelos de GC para a administração pública que pudessem ser adaptados para
a avaliação da GC no IFNMG. Uma vez reconhecido que a GC é uma importante ferramenta
de gestão para a prestação de serviço público de qualidade e assumindo que o IFNMG, como
organização pública, deve buscar eficiência e efetividade em suas ações, a presente pesquisa
apresenta a seguinte questão: O que pode facilitar e dificultar o atingimento de um maior nível
de maturidade da GC no IFNMG? O objetivo geral da pesquisa é identificar os motivos que
podem facilitar e os que podem dificultar o atingimento de um maior nível de maturidade da
GC no IFNMG. E para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram
propostos: (i) Verificar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (ii)
Avaliar a permeabilidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (iii) Mapear variáveis
facilitadoras e dificultadoras à Gestão do Conhecimento no IFNMG. Para alcance dos objetivos
e resposta à questão de pesquisa, utilizou-se, com pequenas adaptações, o modelo denominado
“MGCAPB” criado por Batista (2012) com aplicação do “IAGCAP” proposto pelo mesmo
autor. Foram utilizados seis critérios do IAGCAP (liderança em GC; processo; pessoas;
tecnologia; processos de conhecimento; e aprendizagem e inovação), com assertivas para
posicionamento dos respondentes em escala Likert com sete opções. Através da análise dos
dados obtidos, identificou-se que o IFNMG se encontra no nível INTRODUÇÃO de maturidade
em GC, e, nessa condição, atende aos fatores condicionantes à implementação da GC, mas, em
relação aos fatores relacionados à própria prática de GC, o IFNMG se mostra incipiente,
demonstrando a necessidade da implementação de uma política efetiva de GC na instituição.
Infraestrutura de TI é o fator que mais demonstrou permeabilidade da GC no IFNMG e
identificou-se que as variáveis facilitadoras estão ligadas, majoritariamente, ao fator
Infraestrutura de TI e as variáveis dificultadoras estão ligadas ao fator Estrutura de Suporte à
GC, fatores esses identificados através de Análise Fatorial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|