Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Érika Cristiane da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-15T22:45:48Z-
dc.date.available2022-06-15T22:45:48Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35521-
dc.description.abstractThis research evaluates Knowledge Management at IFNMG through the perception of the institution's employees. This is a quantitative research with a methodological strategy Research to answer the research question and reach the objectives, and bibliographic research to identify KM models for public administration that could be adapted to assess KM in the IFNMG. Once recognized that KM is an important management tool for the provision of public service of public quality and assuming that the IFNMG, as an organization, must seek efficiency and effectiveness in its actions, this research presents the following question: What can Facilitate and hinder the achievement of a higher level of GC maturity in the IFNMG? The general objective of the research is to identify the reasons that can facilitate and those that can make it difficult to reach a higher level of KM maturity in the IFNMG. And to achieve the general objective, the following specific objectives were proposed: (i) CHECK the degree of maturity of Knowledge Management at the IFNMG; (ii) Assess the permeability of Knowledge Management at IFNMG; (iii) Map variables that facilitate and hinder Knowledge Management at IFNMG. To achieve the objectives and answer the research question, the model called “MGCAPB” created by Batista (2012) with the application of the “IAGCAP” proposed by the same author was used, with minor adaptations. Six IAGCAP criteria (leadership in KM; process; people; technology; knowledge processes; and learning and innovation) were used, with statements for the positioning of respondents on a Likert scale with seven options. Through the analysis of the obtained data, it was identified that the IFNMG is at the INTRODUCTION level of maturity in KM, and, in this condition, it meets the factors conditioning the implementation of the KM, but, in relation to the factors related to the KM practice itself, the IFNMG proves to be incipient, demonstrating the need to implement an effective KM policy in the institution. IT infrastructure is the factor that most permits the permeability of the GC in the IFNMG and it was identified that the facilitating variables are mainly linked to the IT infrastructure factor and as hindering variables are linked to the support structure factor GC, these two factors through Factor Analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimento na Administração Públicapt_BR
dc.subjectMaturidade em Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.subject.otherKnowledge Managementpt_BR
dc.subject.otherKnowledge Management in Public Administrationpt_BR
dc.subject.otherMaturity in Knowledge Managementpt_BR
dc.titleAvaliação da gestão do conhecimento no IFNMG: percepção dos servidores técnico – administrativos em educação e docentespt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of knowledge management in IFNMG: perception of technical-administrative servers in education and teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Hastenreiter Filho, Horácio Nelson-
dc.contributor.referee1Hastenreiter Filho, Horácio Nelson-
dc.contributor.referee2Lima, Gillian Leandro de Queiroga-
dc.contributor.referee3Lima, Bruno Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506696870335964pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa avalia a Gestão do Conhecimento no IFNMG através da percepção dos servidores da instituição. Trata-se de pesquisa quantitativa com estratégia metodológica Survey para resposta à questão de pesquisa e alcance dos objetivos, e pesquisa bibliográfica para identificação de modelos de GC para a administração pública que pudessem ser adaptados para a avaliação da GC no IFNMG. Uma vez reconhecido que a GC é uma importante ferramenta de gestão para a prestação de serviço público de qualidade e assumindo que o IFNMG, como organização pública, deve buscar eficiência e efetividade em suas ações, a presente pesquisa apresenta a seguinte questão: O que pode facilitar e dificultar o atingimento de um maior nível de maturidade da GC no IFNMG? O objetivo geral da pesquisa é identificar os motivos que podem facilitar e os que podem dificultar o atingimento de um maior nível de maturidade da GC no IFNMG. E para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram propostos: (i) Verificar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (ii) Avaliar a permeabilidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (iii) Mapear variáveis facilitadoras e dificultadoras à Gestão do Conhecimento no IFNMG. Para alcance dos objetivos e resposta à questão de pesquisa, utilizou-se, com pequenas adaptações, o modelo denominado “MGCAPB” criado por Batista (2012) com aplicação do “IAGCAP” proposto pelo mesmo autor. Foram utilizados seis critérios do IAGCAP (liderança em GC; processo; pessoas; tecnologia; processos de conhecimento; e aprendizagem e inovação), com assertivas para posicionamento dos respondentes em escala Likert com sete opções. Através da análise dos dados obtidos, identificou-se que o IFNMG se encontra no nível INTRODUÇÃO de maturidade em GC, e, nessa condição, atende aos fatores condicionantes à implementação da GC, mas, em relação aos fatores relacionados à própria prática de GC, o IFNMG se mostra incipiente, demonstrando a necessidade da implementação de uma política efetiva de GC na instituição. Infraestrutura de TI é o fator que mais demonstrou permeabilidade da GC no IFNMG e identificou-se que as variáveis facilitadoras estão ligadas, majoritariamente, ao fator Infraestrutura de TI e as variáveis dificultadoras estão ligadas ao fator Estrutura de Suporte à GC, fatores esses identificados através de Análise Fatorial.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Érika Cristiane da Silva Santos.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.