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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35541
Tipo: Tese
Título: Educação empreendedora pela experiência: criatividade e emoção no contexto do empreendedorismo cultural
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurship education through experience: creativity and emotion in the context of cultural entrepreneurship
Autor(es): Araujo, Gracyanne Freire de
Primeiro Orientador: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Fisher, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee3: Colbari, Antônia de Lourdes
metadata.dc.contributor.referee4: Paiva Júnior, Fernando Gomes de
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Anielson Barbosa da
Resumo: Tema em evidência no campo de estudos sobre empreendedorismo, a educação empreendedora concentra pesquisas que discutem pedagogias de ensino-aprendizagem com foco na criação de negócios. Consequentemente, as instituições de ensino priorizam o plano de negócios para ensinar o empreendedorismo com aulas expositivas, discussão de textos, utilização de jogos e simuladores. Nessas pesquisas, as teorias da Educação não são devidamente consideradas. Poucas pesquisas propõem a educação empreendedora baseada na experiência, apesar de alegarem que a experiência é vital para o processo empreendedor. Constata-se, assim, uma lacuna nos estudos quanto à importância da experiência na educação empreendedora, com base nas teorias educacionais, para motivar os estudantes a refletirem sobre suas ações por meio da experiência. A educação pela experiência deve ser realizada em um ambiente mais dinâmico de aprendizagem do empreendedorismo, que extrapole o contexto da sala de aula em uma conexão energizante com a sociedade, despertando neles o profundo desejo de empreender e de renovar o seu significado para suas vidas. Diante dessa lacuna, o objetivo desta tese foi desenvolver bases conceituais da educação empreendedora a partir da experiência no contexto do empreendedorismo cultural. A relação entre educação empreendedora e experiência é considerada estratégica nesta pesquisa, pois emergiram dela dimensões importantes, como a criatividade e a emoção. Identificou-se, com isso, que essas dimensões não são consideradas nas pesquisas existentes sobre educação empreendedora. Para fundamentar o conceito de experiência, a teoria da educação de John Dewey foi adotada. A base teórica incluiu estudos sobre educação empreendedora, empreendedorismo cultural, experiência na Educação, criatividade e emoção nas organizações. Empiricamente, a experiência de educação empreendedora foi gerada no contexto do empreendedorismo cultural. Esse contexto revelou um contexto pouco destacada pelos estudos de empreendedorismo, mas se destaca pela importância de disseminar o papel da cultura como estratégia de produção de bens e serviços culturais e de pensar a cultura a partir de suas especificidades práticas e de oportunidades de trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, interpretativa, orientada pela reflexividade do empreendedorismo, na qual foram observados e analisados aspectos relacionados à educação empreendedora pela experiência criativa e emocional dos estudantes do curso de Administração, da Universidade Federal de Sergipe, a partir da organização de um festival cultural. A interação com o material empírico ocorreu por meio da observação direta, documentos, fotos, vídeos e entrevista semiestruturada. Os resultados permitiram um avanço do conhecimento em pelo menos três vertentes. A primeira vertente apresenta a pedagogia experiencial como forma inovadora de educação no contexto do empreendedorismo cultural, o que ajudou os estudantes numa aprendizagem empreendedora profunda, tornando-os mais estimulados a refletirem sobre suas experiências como profissionais e indivíduos e a desejarem ser empreendedores no seu cotidiano e na sociedade. A segunda propõe a criatividade dentro do processo de educação empreendedora pela experiência como um processo de construção social e cultural. A terceira oferece uma reflexão sobre como as emoções são fundamentais para compreender o processo educacional de ser empreendedor. Em síntese, esta tese discute e convida acadêmicos de educação empreendedora a considerarem a experiência como uma perspectiva enriquecedora e profunda para ensinar e aprender a ser empreendedor.
Abstract: A prominent theme in the field of entrepreneurship studies, the entrepreneurhip education concentrates research that discusses teaching-learning pedagogies focused on business creation. Consequently, educational institutions prioritize the business plan for teaching entrepreneurship with expositive classes, discussion of texts, the use of games and simulators. In these surveys, theories of education are not properly considered. A few research propose experience-based entrepreneurship education, although they claim that experience is vital to the entrepreneurial process. Thus, there is a gap in the studies on the importance of experience in entrepreneurship education based on educational theories to motivate students to reflect on their actions through experience. The education through experience should be developed in a more dynamic learning environment of entrepreneurship, which goes beyond the classroom context into an energizing connection with society, arousing in them a deep desire to undertake and renew its meaning for their lives. In light of this gap, the objective of this thesis was to develop conceptual foundations of entrepreneurship education from experience in the context of cultural entrepreneurship. The relationship between entrepreneurship education and experience is considered to be strategic in this research, because important dimensions such as creativity and emotion have emerged from it. Thus, it was identified that these dimensions are not considered in existing research on entrepreneurial education. To support the concept of experience, John Dewey's theory of education was adopted. The theoretical basis included studies on entrepreneurship education, cultural entrepreneurship, educational experience, creativity and emotion in organizations. Empirically, the entrepreneurship education experience was generated in the context of cultural entrepreneurship. This context has revealed a theme little highlighted by studies of entrepreneurship, but stands out for the importance of disseminating the role of culture as a strategy for the production of cultural goods and services and of thinking about culture as its practical specificities and job opportunities. A qualitative, interpretative research was conducted, guided by the reflexivity of the entrepreneurship, in which the aspects related to entrepreneurship education were observed and analyzed by the creative and emotional experience with the students of the Management course, from the Universidade Federal de Sergipe, based on the organization of a cultural festival. The interaction with the empirical material occurred through direct observation, documents, photos, videos and semi-structured interviews. The results allowed an improvement of the knowledge in at least three aspects. The first strand presents experiential pedagogy as an innovative form of education in the context of cultural entrepreneurship, which has helped the students in a deep entrepreneurship learning, making them more stimulated to reflect on their experiences as professionals and individuals and to wish to be entrepreneurs in their daily lives and in society. The second proposes creativity within the process of entrepreneurship education through experience as a process of social and cultural construction. The third offers a reflection on how emotions are fundamental to understand the educational process of being entrepreneur. In summary, this thesis discusses and invites entrepreneurship education academics to consider experience as an enriching and profound perspective for teaching and learning on how to be entrepreneur.
Palavras-chave: Educação Empreendedora
Experiência
Empreendedorismo Cultural
Criatividade
Emoção
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35541
Data do documento: 18-Out-2019
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