Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas , vanilto-
dc.date.accessioned2022-06-18T14:07:25Z-
dc.date.available2022-06-18T14:07:25Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35558-
dc.description.abstractThis research aims to investigate choreographic projects created to be classified by non-stable groups. In this way, it sheds light on two aspects: the structural characteristics of the choreographies and the procedures and strategies used by the choreographers in order to disseminate the proposed works. The context in which this research is developed, marked by the current phase of post-Fordist capitalism, neoliberal and connected by internet-based communication generated a flexible, precarious and project-organized way of working. It is understood that the choreography model studied in this research is inserted in this context and, therefore, has many of its characteristics, either as a response or as a proposition. Central notions as Choreography and Contemporary Dance are revisited from the concept of Shared Community, proposed by me, and derived from the concept Reflective Community (LASH, 1997) and associated to the understanding on the post-Fordist work model carried out by Pascal Gielen (1970). As a sample, the research focuses on the production of Brazilian artists Marcelo Evelin (Batucada-2014), Rita Aquino, Leonardo França and Felipe de Assis (Looping-2016), “GRUA - Gentleman de Rua (2002)” and “Cie. Willi Dorner, Austria (Bodies in Urban Spaces - 2007)” and it is based on my own choreographic production, having the notion of the author's choreographic experience as a privileged spot for observation. Therefore, it maintains a dialogue with eminently qualitative methodological issues such as the use of practice and experience, and takes the use of 1st person writing as an important tactic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDança Contemporânea, Coreografia, Pesquisas-Guiadas-Pela-Práticapt_BR
dc.subjectComunidade Compartilhada, Comunidadept_BR
dc.subject.otherContemporary Dance, Choreography, Guided ResearchBy Practice,pt_BR
dc.subject.otherShared Community, Community.pt_BR
dc.titleCoreografias Coletivas para Grupos Inexistentes: características estruturais e procedimentos de difusãopt_BR
dc.title.alternativeCollective Choreographies for Non-Existent Groups: structural characteristics and diffusion procedurespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMoura, Gilsamara-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ivani Lúcia Oliveira de-
dc.contributor.advisor1ID0000-0001-9634-4219pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331182190350647pt_BR
dc.contributor.referee1Ivani, Santana-
dc.contributor.referee1ID0000-0001-9634-4219pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331182190350647pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Helena-
dc.contributor.referee2ID0000-0002-4025-1168pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3013161373261896pt_BR
dc.contributor.referee3Snizek, Andréa Bergallo-
dc.contributor.referee3ID0000-0002-2414-3802pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7475182715030806pt_BR
dc.contributor.referee4Tourinho, Lígia Losada-
dc.contributor.referee4ID0000-0001-6098-2593pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862753744492089pt_BR
dc.contributor.referee5Moura, Gilsamara-
dc.contributor.referee5ID0000-0001-7674-7627pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561943198444819pt_BR
dc.creator.ID0000-0003-1100-0658pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481385796591965pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa investigar projetos coreográficos criados para serem executados por grupos não estáveis. Desse modo, lança luz a dois aspectos centrais: as características estruturais das coreografias e os procedimentos e estratégias utilizados pelos coreógrafos com o objetivo de difundir as obras propostas. O contexto no qual esta pesquisa se desenvolve, marcado pela atual fase do capitalismo pós-fordista, neoliberal e conectado por tecnologias de comunicação baseadas na internet, gerou um modo de trabalho flexível, precarizado e organizado por projetos. Entende-se que o modelo de coreografia estudado nesta pesquisa está inserido neste contexto, e, portanto, possui características do mesmo, seja como resposta ou como proposição. Noções centrais como Coreografia e Dança Contemporânea são revisitados a partir do conceito de Comunidade Compartilhada, proposta por mim, e derivada do conceito Comunidade Reflexiva (LASH, 1997), associada à leitura sobre o modelo de trabalho pós-fordista realizada por Pascal Gielen (1970). Como amostragem, a pesquisa se debruça sob a produção dos artistas brasileiros Marcelo Evelin (Batucada-2014), Rita Aquino, Leonardo França e Felipe de Assis (Looping-2016), “GRUA-Genteleman de Rua” e “Cie. Willi Dorner”, Áustria (Bodies in Urban Spaces - 2007), e verticaliza na minha própria produção coreográfica, tendo a noção de experiência coreográfica do autor como ambiente privilegiado de observação. Para tanto, mantem diálogo com questões metodológicas eminentemente qualitativas como o uso da prática, da experiência, e assume o recurso da escrita em 1° pessoa como tática importante.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/4561943198444819pt_BR
dc.contributor.refereesIDs0000-0001-7674-7627pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coreografias coletivas para grupos inexistentes Vanilto Alves de Freitas TESE de Doutroado UFBA.pdfTese Vanilto Alves de Freitas (Vanilton Lakka)5,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.