https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3563
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.creator | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-27T09:45:23Z | - |
dc.date.available | 2011-10-27T09:45:23Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.issn | 1413-2478 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3563 | - |
dc.description | P. 121-131.May/Aug. | pt_BR |
dc.description.abstract | O analisa as políticas públicas de comunicação e de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. Fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho, incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessa políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Teacher development | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.title | Formação de professores exige rede! | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 20 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.