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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
Título(s) alternativo(s): The process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV.
Autor(es): Leal, Luiz Antonio Batista
Primeiro Orientador: Leite, Jaqueline Câmara
metadata.dc.contributor.referee1: Kroger, Mara Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Kátia
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.
Abstract: This Course Conclusion Work aimed to critically reflect on our course of pedagogical experience in the context of Supervised Internships III and IV developed within the Licentiate course of the School of Music (EMUS) of the Federal University of Bahia (UFBA). The experience referred, therefore, to the pedagogical conduct of the classes based on conceptual and methodological principles, such as the musical gesture (SCHUBERT, 2019), the circle (BOMBASSARO, 2010) and the protagonism (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN , A., 2012). These principles relate, roughly, to children's speech and musical expression, from a perspective of conversational learning and the development of their own worldview negotiated with peers and the adult world. We produce syntheses in favor of a musical pedagogy that adds, in addition to the principles of Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), also ideas and concepts present in the theory of the Bantu Wheel by Leitieres Leite . The issue of the percussive wheel, for example, was a fundamental element for the constitution of methodological ingredients for the development of classes that had indelible marks in children's protagonism, in percussive and rhythmic work and in musical gesture.
Palavras-chave: Educação musical infantil
C(L)A(S)P
CNPq: 8.03.03.00-5 Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Música (Escola de Música)

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