https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35665
Tipo: | Tese |
Título: | Emoção na educação empreendedora: a prática educacional do empreendedorismo artístico |
Título(s) alternativo(s): | Emotion in entrepreneurship education: the educational practice of arts entrepreneurship |
Autor(es): | Ávila, Alexandre Leite de |
Primeiro Orientador: | Davel, Eduardo Paes Barreto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Davel, Eduardo Paes Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
metadata.dc.contributor.referee3: | Paiva Júnior, Fernando Gomes de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Araujo, Gracyanne Freire de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Elias, Sara Soares Traquina Alves |
Resumo: | As emoções são centrais para o empreendedorismo, bem como para os processos educacionais em geral. Entretanto, o tema permanece basicamente inexplorado pelo campo da educação empreendedora (EE). O objetivo desta pesquisa é compreender, problematizar e discutir como as emoções afetam o processo de EE a partir da prática educacional do empreendedorismo artístico. O estudo ancora-se em teorias sobre EE, Educação empreendedora nas artes (EEA), empreendedorismo, empreendedorismo artístico, estudos sociais e organizacionais. Foram realizadas cinco práticas educacionais ao longo de cinco semestres (24 meses) com os estudantes de um curso de graduação em música. A abordagem metodológica foi baseada na prática e as fontes de informações foram: documentos produzidos pelos participantes, observação direta, vídeos e entrevistas semiestruturadas. A análise de narrativa foi utilizada para a interpretação dos dados. A tese é composta de cinco artigos, além da introdução, capítulo de fundamentação teórica, capítulo metodológico, discussão e conclusão. O objetivo do primeiro artigo é integrar, consolidar, contextualizar e discutir conhecimentos sobre a EEA. Os resultados apontam para uma reflexão sobre a importância do empreendedorismo artístico no contexto da economia criativa, orientam para uma definição do empreendedorismo artístico a partir de quatro âncoras conceituais, além de apresentarem uma visão consolidada da produção sobre EEA e identificar desafios a serem enfrentados pelas pesquisas futuras. O segundo artigo visa integrar e discutir conhecimentos sobre as emoções para o empreendedorismo. Os resultados incluem a integração e consolidação da produção acadêmica sobre emoções e empreendedorismo, além da proposição da dinâmica sociocultural da emoção como alavanca para renovar teoricamente pesquisas futuras. O terceiro artigo discute como as emoções afetam o processo de EE com foco na paixão, baseado na prática educacional do empreendedorismo artístico. Como resultados, identificamos duas dinâmicas da paixão, quatro tensões através das quais a paixão impacta a EE, e propomos desafios para futuras pesquisas. O quarto artigo discute como a educação empreendedora pode ajudar os estudantes a desenvolverem a resiliência emocional, a partir da prática educacional do empreendedorismo artístico. Os principais resultados foram a elaboração conceitual de quatro contextos educacionais emocionalmente desafiadores, cinco práticas educacionais para o desenvolvimento da resiliência emocional e a proposição de novas reflexões para o campo da EE e EEA. O quinto artigo é um caso para ensino e objetiva proporcionar aprendizagem sobre a importância e os desdobramentos das emoções para o empreendedorismo, a perspectiva sociocultural da emoção no contexto do empreendedorismo e o papel fundamental da emoção no contexto do empreendedorismo artístico. Esta pesquisa contribuirá para o avanço do conhecimento no campo da EE ao elaborar um conteúdo teórico pioneiro a respeito das relações entre emoções e educação empreendedora, além de inaugurar o campo de pesquisas de EEA no Brasil. Adicionalmente, o estudo traz importantes contribuições para a prática docente do empreendedorismo e atuação de empreendedores, em especial, no segmento das artes. |
Abstract: | Emotions are central to entrepreneurship as well as educational processes in general. However, the topic remains largely unexplored by the field of entrepreneurship education (EE). The objective of this research is to understand, problematize and discuss how emotions affect the EE process from the educational practice of artistic entrepreneurship. The study is anchored in theories about EE, Entrepreneurial Education in the Arts (EEA), entrepreneurship, artistic entrepreneurship, social and organizational studies. Five educational practices were carried out over five semesters (24 months) with students of an undergraduate music course. The methodological approach was based on practice and the sources of information were: documents produced by the participants, direct observation, videos and semi-structured interviews. Narrative analysis was used for data interpretation. The thesis is composed of five articles, in addition to the introduction, theoretical foundation chapter, methodological chapter, discussion and conclusion. The objective of the first article is to integrate, consolidate, contextualize and discuss knowledge about EEA. The results point to a reflection on the importance of artistic entrepreneurship in the context of the creative economy, guide towards a definition of artistic entrepreneurship from four conceptual anchors, in addition to presenting a consolidated view of production on EEA and identifying challenges to be faced by research future. The second article aims to integrate and discuss knowledge about emotions for entrepreneurship. The results include the integration and consolidation of academic production on emotions and entrepreneurship, in addition to the proposition of the sociocultural dynamics of emotion as a lever to theoretically renew future research. The third article discusses how emotions affect the EE process with a focus on passion, based on the educational practice of artistic entrepreneurship. As a result, we identify two dynamics of passion, four tensions through which passion impacts EE, and propose challenges for future research. The fourth article discusses how entrepreneurial education can help students develop emotional resilience, based on the educational practice of artistic entrepreneurship. The main results were the conceptual elaboration of four emotionally challenging educational contexts, five educational practices for the development of emotional resilience and the proposition of new reflections for the field of EE and EEA. The fifth article is a case for teaching and aims to provide learning about the importance and consequences of emotions for entrepreneurship, the sociocultural perspective of emotion in the context of entrepreneurship and the fundamental role of emotion in the context of artistic entrepreneurship. This research will contribute to the advancement of knowledge in the field of EE by developing a pioneering theoretical content about the relationship between emotions and entrepreneurial education, in addition to inaugurating the field of EE research in Brazil. Additionally, the study brings important contributions to the teaching practice of entrepreneurship and the performance of entrepreneurs, especially in the arts segment. Keywords: |
Palavras-chave: | Educação empreendedora Educação empreendedora nas artes Emoção |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35665 |
Data do documento: | 10-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.