Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Ouro, Jean Magno Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T14:58:30Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T14:58:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35689 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to evaluate and organize FADBA dropout management practices,
proposing the systematization of monitoring that brings the potential of building an efficient
program for retaining students at the HEI. This research is a case study, in a private,
confessional, philanthropic HEI in the region of Bahia's Recôncavo. The research used the
application of semi-structured interviews applied in the first semester of 2019 in a sample of 26
employees of the IES, being thirteen of them managers, seven administrative technicians and
six professors. Data analysis was based on the discourse analysis method. Documents from
different sectors of the institution for the period 2014-2018 were also used, seeking to
understand the processes, retention management methods and indicators. The analysis showed
the absence of established management processes, lack of shared indicators, deficiency in the
interaction between sectors. It also indicated that there is a predisposition to expand the actions
of respondents and develop a management method that offers conditions to identify and act
when the student begins to think about evading. As a suggestion, training is recommended to
prepare employees to be able to understand the problem, offer the full spectrum of the possible
solutions in a customized way for the students and negotiate with them in the best way. In
addition, there must be a system for data traceability with the possibility of sharing between
sectors and generating indicators to improve the retention of students at the HEI. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de práticas | pt_BR |
dc.subject | Gestão da evasão | pt_BR |
dc.subject | Retenção | pt_BR |
dc.subject | Sistematização | pt_BR |
dc.subject.other | Evaluation of practices | pt_BR |
dc.subject.other | management of evasion | pt_BR |
dc.subject.other | Retention | pt_BR |
dc.subject.other | Systematization | pt_BR |
dc.title | A gestão da evasão discente e os mecanismos de retenção na Faculdade Adventista da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | The management of student escape and retention mechanisms at the Adventis Faculty of Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Benevides, Tânia Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2494548196605610 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Altheman, Edman | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2514726955627858 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8342692981148025 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo organizar e avaliar as práticas de gestão de evasão da
FADBA propondo a sistematização do acompanhamento que traga o potencial de construção
de um programa eficiente de retenção dos discentes na IES. Esta pesquisa é um estudo de caso,
em uma IES privada, confessional, filantrópica da região do recôncavo baiano. A pesquisa se
utilizou da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada no semestre de 2019.1 em uma
amostra de 26 colaboradores da IES, sendo treze gestores, sete técnicos-administrativos e seis
docentes. A análise de dados foi feita com base no método de análise da fala. Foram utilizados
também documentos de diferentes setores da instituição do período de 2014-2018, buscando
conhecer os processos, os métodos de gestão da retenção e os indicadores. A análise demonstrou
ausência de processos de gestão estabelecidos, falta de indicadores compartilhados, deficiência
na interação entre setores. Indicou também que existe predisposição para ampliar as ações dos
entrevistados e desenvolver um método de gestão que ofereça condições de identificar e agir
quando o estudante começa a pensar em evadir. Como sugestão, recomenda-se uma capacitação
que prepare os colaboradores para serem capazes de entender o problema, de oferecer o espectro
completo das possibilidades de solução de forma customizada para os alunos e negociar da
melhor forma. Além disso, deve-se ter um sistema para rastreabilidade dos dados com
possibilidade de compartilhamento entre setores e geração de indicadores para melhorar a
retenção dos estudantes na IES. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|