Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOuro, Jean Magno Rodrigues do-
dc.date.accessioned2022-07-15T14:58:30Z-
dc.date.available2022-07-15T14:58:30Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35689-
dc.description.abstractThe present work aims to evaluate and organize FADBA dropout management practices, proposing the systematization of monitoring that brings the potential of building an efficient program for retaining students at the HEI. This research is a case study, in a private, confessional, philanthropic HEI in the region of Bahia's Recôncavo. The research used the application of semi-structured interviews applied in the first semester of 2019 in a sample of 26 employees of the IES, being thirteen of them managers, seven administrative technicians and six professors. Data analysis was based on the discourse analysis method. Documents from different sectors of the institution for the period 2014-2018 were also used, seeking to understand the processes, retention management methods and indicators. The analysis showed the absence of established management processes, lack of shared indicators, deficiency in the interaction between sectors. It also indicated that there is a predisposition to expand the actions of respondents and develop a management method that offers conditions to identify and act when the student begins to think about evading. As a suggestion, training is recommended to prepare employees to be able to understand the problem, offer the full spectrum of the possible solutions in a customized way for the students and negotiate with them in the best way. In addition, there must be a system for data traceability with the possibility of sharing between sectors and generating indicators to improve the retention of students at the HEI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAvaliação de práticaspt_BR
dc.subjectGestão da evasãopt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectSistematizaçãopt_BR
dc.subject.otherEvaluation of practicespt_BR
dc.subject.othermanagement of evasionpt_BR
dc.subject.otherRetentionpt_BR
dc.subject.otherSystematizationpt_BR
dc.titleA gestão da evasão discente e os mecanismos de retenção na Faculdade Adventista da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeThe management of student escape and retention mechanisms at the Adventis Faculty of Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Marback Neto, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118109604742209pt_BR
dc.contributor.referee1Marback Neto, Guilherme-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118109604742209pt_BR
dc.contributor.referee2Benevides, Tânia Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494548196605610pt_BR
dc.contributor.referee3Altheman, Edman-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2514726955627858pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342692981148025pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo organizar e avaliar as práticas de gestão de evasão da FADBA propondo a sistematização do acompanhamento que traga o potencial de construção de um programa eficiente de retenção dos discentes na IES. Esta pesquisa é um estudo de caso, em uma IES privada, confessional, filantrópica da região do recôncavo baiano. A pesquisa se utilizou da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada no semestre de 2019.1 em uma amostra de 26 colaboradores da IES, sendo treze gestores, sete técnicos-administrativos e seis docentes. A análise de dados foi feita com base no método de análise da fala. Foram utilizados também documentos de diferentes setores da instituição do período de 2014-2018, buscando conhecer os processos, os métodos de gestão da retenção e os indicadores. A análise demonstrou ausência de processos de gestão estabelecidos, falta de indicadores compartilhados, deficiência na interação entre setores. Indicou também que existe predisposição para ampliar as ações dos entrevistados e desenvolver um método de gestão que ofereça condições de identificar e agir quando o estudante começa a pensar em evadir. Como sugestão, recomenda-se uma capacitação que prepare os colaboradores para serem capazes de entender o problema, de oferecer o espectro completo das possibilidades de solução de forma customizada para os alunos e negociar da melhor forma. Além disso, deve-se ter um sistema para rastreabilidade dos dados com possibilidade de compartilhamento entre setores e geração de indicadores para melhorar a retenção dos estudantes na IES.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jean Magno Rodrigues do Ouro.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.