Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Praia, Samanta de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T17:00:31Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T17:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35708 | - |
dc.description.abstract | This master's thesis aims to characterize the Clon Platform, analyzing the
perceptions of ease and usefulness of the course participants, through the E-ATAD
scale. In this way, we sought to identify the profile of the course participants of the
Plataforma de cursos Livres On-line (Clon) of the Universidade do Estado da Bahia;
characterize the Clon Platform as a platform developed with MOOC technology;
detect the ease of use of the Platform; and to verify the perception of usefulness of
the referred platform for the course participants, in order to answer the proposed
research question: How the Uneb Free Online Courses Platform (C) is configured, in
the perception of the course participants in relation to the variable attitudes of ease
and usefulness, from the scale of attitudes about distance training - E-ATAD?
Regarding the methodological approach, it was decided to carry out a single case
study of Plataforma de cursos Livres On-line (Clon) of the Uneb. The case study was
configured as a descriptive study with a qualitative approach that triangulated data
from the bibliographic research; documentary research; field research, with the
application of a questionnaire that included the E-ATAD scale, already validated;
interview; and participant observation. As a main result, it was observed that the Clon
Platform, created in a Moodle Virtual Learning Environment, can be typified,
according on its characteristics, as xMOOC and that, in relation to the ease and utility
of using the Platform in the opinion of participants, ease outweighs usefulness, being
less useful in preparing for teamwork (62.5%). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | MOOC | pt_BR |
dc.subject | Variáveis atitudinais | pt_BR |
dc.subject.other | Distance education | pt_BR |
dc.subject.other | MOOC | pt_BR |
dc.subject.other | Attitudinal variables | pt_BR |
dc.title | Massive Open Online Courses (MOOC): um estudo de caso da Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon) da Uneb. | pt_BR |
dc.title.alternative | Massive Open Online Courses (MOOC): a case study of the Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon) da UNEB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Freitas, Rita Lobo | - |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Benevides, Tânia Moura | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2494548196605610 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Benevides, Tânia Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2494548196605610 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Fábio Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543790024810464 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pimenta, Lídia Boaventura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8616134883268668 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo caracterizar a Plataforma Clon,
analisando as percepções de facilidade e utilidade dos cursistas, através da escala
E-ATAD. Buscou-se, nesse percurso, identificar o perfil dos cursistas dos Cursos
Livres On-line (Clon) da Universidade do Estado da Bahia; caracterizar a Clon como
uma plataforma desenvolvida com a tecnologia MOOC; detectar a facilidade de uso
da Plataforma; e verificar a percepção de utilidade da referida plataforma para os
cursistas, a fim de responder a questão de investigação proposta: De que maneira
se configura a Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon), da Uneb, na percepção
dos cursistas em relação as variáveis atitudinais de facilidade e utilidade, a partir da
escala de atitudes sobre treinamento a distância – E-ATAD? No que concerne ao
percurso metodológico optou-se pela realização de um estudo de caso único da
Plataforma de Cursos Livres On-line – Clon da Uneb. O estudo de caso se
configurou como estudo descritivo de abordagem qualitativa que triangulou dados da
pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa de campo, com aplicação de
um questionário que incluía a escala E-ATAD, já validada; entrevista; e observação
participante. Como principal resultado, observou-se a Plataforma Clon, elaborada em
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, pode ser tipificada, em função das suas
características, como xMOOC e que, em relação a facilidade e a utilidade de uso da
Plataforma na opinião dos cursistas, a facilidade supera a utilidade, sendo menos útil
na preparação para o trabalho em equipe (62,5%). | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.contributor.refereesLattes | http://lattes.cnpq.br/2483431947316719 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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