Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Alecia Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-19T17:31:40Z-
dc.date.available2022-07-19T17:31:40Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35709-
dc.description.abstractThe present study discusses some reflections involved in processes of initial literacy of preschool-age children, attending Children (IE). The research is relevant because it considers the child as a being social and language skills, who also have rights to learn to write. That because there are still many practices based on transmissive teaching with letters and syllables of the alphabet, decontextualized, through memorization activities and graphic training or, on the other hand, absence of work with written language, especially with the dimension referring to the Alphabetic Writing System (SEA). THE desired perspective part of the defense of including experiences with written language in playful contexts that ensure, in active methodologies, reflections on linguistic aspects, promoting the improvement of metalinguistic awareness in a contextualized and meaningful way. Based on this reality, the present work consisted of a bibliographic review and its general objective is to reflect on initial literacy processes of preschool-age children considering the specifics of Early Childhood Education. The importance of the Early Childhood Education in the promotion of meaningful experiences in promotion contexts of languages ​​and, more specifically, in the access to written language in its different dimensions. The methodology adopted was bibliographic research and, through it was possible to systematize studies by several theorists in the area to support the proposed problem. The results indicate that there is an abundance of literature about literacy in Early Childhood Education, but a lack of studies and proposals that include contextualized reflections on the alphabetic writing system, that is, the dimension of literacy in a perspective that considers the voices and children's interests. It is concluded that the theme literacy in Early Childhood Education is still fraught with disputes and controversies, and should be brought to light in the debate qualified, in order to promote investments by the government in policies training courses that consider children as powerful beings also in the field of written language, including in the legal scope pedagogical guidelines that have also into account proposals with reflections on words and other segments sound amid texts of social circulation, without disregarding the curriculum based on multiple languages.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPré-Escolapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherChild Educationpt_BR
dc.subject.otherPreschoolpt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherPedagogical Practicespt_BR
dc.titleReflexões sobre processos de alfabetização inicial em crianças de idade pré-escolarpt_BR
dc.title.alternativeReflections on processes of initial literacy in preschool age childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.referee1Góes, Andrea Beatriz Hack de-
dc.contributor.referee2Araujo, Carla Jamille Cerqueira de-
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre algumas reflexões implicadas em processos de alfabetização inicial de crianças em idade pré-escolar, frequentadoras da Educação Infantil (EI). A pesquisa apresenta-se relevante por considerar a criança como um ser social e de linguagens, que também possui direitos ao aprendizado da escrita. Isso porque ainda existem muitas práticas baseadas no ensino transmissivo com letras e sílabas do alfabeto, descontextualizadas, através de atividades de memorização e treino gráfico ou, por outro lado, ausência de trabalhos com a linguagem escrita, sobretudo com a dimensão referente ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A perspectiva almejada parte da defesa de incluir experiências com a linguagem escrita em contextos lúdicos que assegurem, em metodologias ativas, reflexões sobre aspectos linguísticos, promovendo o aprimoramento da consciência metalinguística de forma contextualizada e significativa. Partindo dessa realidade, o presente trabalho constituiu-se em uma revisão bibliográfica e tem como objetivo geral refletir acerca de processos de alfabetização inicial de crianças em idade pré-escolar considerando as especificidades da Educação Infantil. Investigou-se mais a fundo a importância da Educação Infantil na promoção de vivências significativas em contextos de promoção das linguagens e, mais especificamente, no acesso à linguagem escrita em suas diferentes dimensões. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e, através dela, foi possível sistematizar estudos de diversos teóricos da área para fundamentar a problemática proposta. Os resultados apontam que há abundância de literatura sobre o letramento na Educação Infantil, mas uma escassez de estudos e propostas que incluam reflexões contextualizadas sobre o sistema de escrita alfabética, ou seja, a dimensão da alfabetização numa perspectiva que considere as vozes e os interesses das crianças. Conclui-se que o tema alfabetização na Educação Infantil ainda é carregado de disputas e polêmicas, devendo ser trazido à luz do debate qualificado, a fim de promover investimentos por parte do poder público em políticas de formação que considerem as crianças como seres potentes também no campo da linguagem escrita, incluindo no âmbito legal orientações pedagógicas que tenham também em conta propostas com reflexões sobre palavras e outros segmentos sonoros em meio aos textos de circulação social, sem desconsiderar o currículo baseado nas múltiplas linguagens.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR - Versão Final TCC - Alecia Gomes cerqueira.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.