Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Vanessa da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T17:13:54Z | - |
dc.date.available | 2022-07-22T17:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35734 | - |
dc.description.abstract | The School of Music of the Federal University of Bahia, which originated with the
International Music Seminars in 1954, during the administration of Rector Edgard
Santos, became a reference center for professional training and also for promoting
musical performances with its various groups: UFBA Symphony Orchestra, Madrigal,
Symphonic Band, and Percussion Group, among others. Names such as Ernst
Widmer and Sebastian Benda were part of the teaching staff to form high-level local
musicians in a short period of time. Because of its rich history, the School of Music is
highly sought after by people who want to study music at various levels (extension,
undergraduate, and graduate). But, despite this, there is no communication planning
at the School of Music. The musical events held by the teachers and their classes
end up being promoted by themselves on their social networks. Besides the main
website of the School of Music, there is the website of the Department of the School
of Music, the website of the Extension Courses Blog, and the Post-graduation
website, besides the social networks: Instagram, Youtube, and Facebook. Based on
this situation, the following research question was created: How has the absence of
communication planning hindered the management of organizational communication
in the School of Music? Proposing a communication planning methodology for EMUS
was the objective of this work. For this, we adopted as methodological approach the
case study with a single case. This study revealed the impacts of the absence of
strategic communication planning and, from the situational diagnosis, it was possible
to propose, in the end, a roadmap for integrated communication strategic planning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject | Comunicação integrada | pt_BR |
dc.subject.other | School of Music of the Federal University of Bahia | pt_BR |
dc.subject.other | Strategic planning | pt_BR |
dc.subject.other | Organizational communication | pt_BR |
dc.subject.other | Integrated communication | pt_BR |
dc.title | Gestão da comunicação organizacional na Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.title.alternative | Organizational communication management at the UFBA School of Music | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Farias, Luiz Alberto de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3303990426723179 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Coelho Neto, Ernani | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5884399152649595 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6102090454089033 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que teve origem com os
Seminários Internacionais de Música em 1954, na gestão do reitor Edgard Santos,
se tornou um centro de referência para a capacitação profissional e também de
fomento de apresentações musicais com seus diversos grupos: Orquestra Sinfônica
da UFBA, Madrigal, Banda Sinfônica, Grupo de Percussão, entre outros. Nomes
como Ernst Widmer e Sebastian Benda fizeram parte do corpo docente para formar
musicistas locais de alto nível e em um curto espaço de tempo. Pelo fato de ter uma
história rica, a Escola de Música é bastante procurada por pessoas que querem
estudar música em vários níveis (extensão, graduação e pós-graduação). Mas,
apesar disso, não há, na Escola de Música, um planejamento de comunicação. Os
eventos musicais realizados pelos professores e suas turmas acabam sendo
divulgados por eles mesmos em suas redes sociais. Além do site principal da Escola
de Música, há o site do Departamento da Escola de Música, o site do Blog dos
Cursos de Extensão e o site da Pós-gradução, além das redes sociais: Instagram,
Youtube e Facebook. Partindo desta situação, foi criada a seguinte pergunta de
pesquisa: Como a ausência do planejamento de comunicação tem prejudicado a
gestão da comunicação organizacional na Escola de Música? Propor uma
metodologia de planejamento de comunicação para a EMUS foi o objetivo deste
trabalho. Para isto adotamos como abordagem metodológica o estudo de caso com
caso único. Este estudo revelou os impactos da ausência de um planejamento
estratégico de comunicação e, a partir do diagnóstico situacional foi possível propor,
ao final, um roteiro para o planejamento estratégico de comunicação integrada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|