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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35736
Tipo: Dissertação
Título: Processo de implantação de uma ouvidoria universitária: análise da experiência da Escola de Administração da UFBA
Autor(es): Assis, Veronica Cardoso dos Santos de
Primeiro Orientador: Hastenreiter Filho, Horácio Nelson
metadata.dc.contributor.referee1: Hastenreiter Filho, Horácio Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Rowe, Diva Ester Okazaki
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Resumo: Este estudo se propôs a descrever e avaliar o trabalho da ouvidoria da Escola de Administração bem como sugerir caminhos para o aperfeiçoamento do seu desempenho enquanto um canal democrático de participação social, de comunicação e mediação dos conflitos institucionais e estratégico para a melhoria do serviço ofertado pela Escola de Administração ao seu público. Com a pesquisa, espera-se evidenciar os problemas que podem estar influenciando no baixo acionamento da ouvidoria e constatar que a implantação de uma ouvidoria mais próxima dos seus usuários possa contribuir para o cumprimento das metas institucionais, através de um caminho pautado pela transparência e construção coletiva dos processos. A ouvidoria da EAUFBA foi implantada com o objetivo de agregar valor e cooperar com a administração central da UFBA na resolução dos problemas institucionais, funcionando como um filtro de problemas e soluções para a universidade. O resultado do estudo foi dividido em dois capítulos. O primeiro traz uma análise descritiva dos registros encaminhados à ouvidoria da Escola de administração. O segundo traça um panorama da visão atual (pesquisa de satisfação) e expectativa da comunidade EAUFBA frente ao trabalho da ouvidoria da Escola. Assim pode se elencar, em consonância com as recomendações da literatura, algumas sugestões de melhorias para a instituição estudada, contribuindo assim para seu aprimoramento. Este estudo tem o corte temporal de julho de 2016 a outubro de 2019. O universo da pesquisa compõe, especificamente, a Escola de Administração da UFBA, seus discentes, técnicos, docentes e gestores. Concluindo a pesquisa descritiva sobre os acionamentos, pode-se afirmar que as manifestações recebidas pela Ouvidoria da EAUFBA, em sua maioria, são realizadas pelo público interno e, em especial, pelos seus alunos por via. Os setores mais acionados, por sua vez, foram departamentos e colegiados, o que sugere que estes setores merecem um acompanhamento especial da gestão da Escola no sentido de investigar os principais problemas dos setores para corrigi-los. Outro fator de relevância na identificação do seu perfil estratégico é um bom cumprimento no prazo das respostas. Um dado relevante encontrado na pesquisa, foi o a falta de divulgação adequada das atividades e trabalho da ouvidoria como fator principal que explica o baixo acionamento da ouvidoria da Escola, problema que justificou a necessidade desse estudo. Outros achados menos importantes parecem contribuir em menor grau para a existência do problema. O padrão de excelência da escola não parece justificar o baixo número de acionamentos haja vista que ainda assim esta apresenta problemas diversos. A comunidade EAUFBA informou que tem maior segurança no potencial de escuta de uma ouvidoria que compartilha fisicamente o mesmo local de vivência do que em uma ouvidoria geral.
Abstract: This study aimed to describe and evaluate the work of the ombudsman of the School of Administration as well as suggest ways to improve its performance as a democratic channel for social participation, communication and mediation of institutional and strategic conflicts for service improvement offered by the School of Administration to its audience. With the research, it is expected to highlight the problems that may be influencing the low activation of the ombudsman and find that the implementation of an ombudsman closer to its users can contribute to the achievement of institutional goals, through a path guided by transparency and construction of the processes. The EAUFBA ombudsman was set up with the aim of adding value and cooperating with the central administration of UFBA in solving institutional problems, working as a filter of problems and solutions for the university. The result of the study was divided into two chapters. The first presents a descriptive analysis of the records sent to the ombudsman of the School of Administration. The second supplies an overview of the current vision (satisfaction survey) and expectations of the EAUFBA community about the work of the school's ombudsman. Thus, it is possible to list, in line with the recommendations in the literature, some suggestions for improvements for the studied institution, thus contributing to its improvement. This study has a temporal cutoff from July 2016 to October 2019. The research universe specifically includes the UFBA School of Administration, its students, technicians, professors and managers. Concluding the descriptive research about the actions, it can be affirmed that the manifestations received by the Ombudsman of EAUFBA, in its majority, are carried through by the internal public and, in particular, by its students by way. The most active sectors, in turn, were departments and collegiate bodies, which suggests that these sectors deserve special monitoring by the School's management in order to investigate the main problems of the sectors in order to correct them. Another relevant factor in identifying your strategic profile is a good compliance with the response time. A relevant fact found in the research was the lack of adequate disclosure of the activities and work of the ombudsman as the main factor that explains the low activation of the ombudsman at the school, a problem that justified the need for this study. Other less important findings seem to contribute to a lesser degree to the existence of the problem. The school's standard of excellence does not seem to justify the small number of actions, given that it still presents several problems. The EAUFBA community reported that it has greater security in the listening potential of an ombudsman who physically shares the same living space than in a general ombudsman, more distant.
Palavras-chave: Ouvidoria
Participação Social
Gestão estratégica
Comunicação
Mediação de conflitos
Serviço público
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35736
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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