Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.author | Escobar, Micheli Ortega | - |
dc.contributor.author | Casagrande, Nair | - |
dc.contributor.author | D'Agostini, Adriana | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raquel Cruz Freire | - |
dc.contributor.author | Falta, Solange | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Joelma de Oliveira | - |
dc.creator | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.creator | Escobar, Micheli Ortega | - |
dc.creator | Casagrande, Nair | - |
dc.creator | D'Agostini, Adriana | - |
dc.creator | Rodrigues, Raquel Cruz Freire | - |
dc.creator | Falta, Solange | - |
dc.creator | Albuquerque, Joelma de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-27T12:52:33Z | - |
dc.date.available | 2011-10-27T12:52:33Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 1989-7200 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3574 | - |
dc.description | p. 19-42 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é o resultado de um esforço coletivo de grupos de pesquisa no nordeste do Brasil, articulado na rede LEPEL do grupo/ENFRENTADO/UFBA - grupo do estudo e da pesquisa na instrução física, esportes e lazer, faculdade da instrução, universidade federal de Bahía - Brasil). O texto discute as possibilidades de trabalho que ensinam as oficinas da instrução física organizadas na construção do conhecimento sobre o corpo da cultura. Tem a necessidade de relacionar o trabalho que ensina a instrução física do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a teoria do materialismo histórico e dialética do conhecimento -, e o projeto além do capital histórico, sem que funcionamento o risco de contribuir mais para a venda do que para o emancipação da classe de funcionamento do campo. Elementos recuperados que mostram o índice da luta de classes e o centralismo da pergunta da terra no Brasil quando vier a desenvolver uma política cultural (instrução) que permita o acesso inteiro da classe de funcionamento aos recursos cultural, incluindo aqueles que se relacionam a cultura corporal - a educação física, esporte, lazer. O texto culmina com uma exemplificação concreta da experiência desenvolvida com o MST -, no projeto de elevação da escolarização de jovens e adultos e formação de professores (PRONERA) desenvolvido pelo Grupo LEPEL/FACED/UFBA com o conteúdo dança e, nesse contexto, com a reflexão sobre a teoria pedagógica da educação física em desenvolvimento no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra | pt_BR |
dc.title | Oficina de construção de conhecimentos sobre a cultura corporal em movimentos de luta sociais da classe trabalhadora do campo no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Ágora para la Educación Física y el Deporte | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 6 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|