https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35764
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sena, Normaci Correia dos Santos | - |
dc.creator | Sales, Weslayne Nunes de | - |
dc.creator | Machado, Raymundo das Neves | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T12:58:00Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-07-28T12:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.issn | 2359-6058 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35764 | - |
dc.description.abstract | This study aims to present and analyze the ranking prepared by the CWTS developed by University of Leiden (Netherlands), in order to understand the relevance and impact on the production of knowledge in the university context in the international and national scope. The Leiden Science and Technology Study Center Rankings, as well as other rankings, reflect and value the intellectual production and the evaluation of the quality of higher education institutions. The university, as a producer of knowledge and a participant in the construction of a society, is an institution that strengthens the work of researchers and, consequently, the dissemination of their productions. It is a descriptive work with quantitative observation and bibliographic analysis. The study showed that Brazilian universities have constantly evolved in terms of scientific production, but the universities in American countries remain at the top of the rankings. The challenges are still many, but it is necessary that access to higher education in Brazil is expanded, and, as a consequence, it is believed that there will be an increase in scientific production, new discoveries, advances and appreciation of science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Outra instituição | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ranking universitário | pt_BR |
dc.subject.other | University | pt_BR |
dc.subject.other | Knowledge production | pt_BR |
dc.subject.other | University ranking | pt_BR |
dc.title | Universidade e produção do conhecimento: uma perspectiva internacional | pt_BR |
dc.title.alternative | University and knowledge production: an international perspective | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.initials | OI | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.citation.issue | XXI | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo apresentar e analisar o ranking elaborado pelo CWTS desenvolvido pela Universidade de Leiden (Holanda), a fim de compreender a relevância e o impacto na produção do conhecimento no contexto universitário no âmbito internacional e nacional. O Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia Leiden Rankings, assim como outros rankings, refletem e valorizam a produção intelectual e a avaliação da qualidade das instituições de ensino superior. A universidade, enquanto produtora do conhecimento e partícipe da construção de uma sociedade, é uma instituição que fortalece o trabalho dos pesquisadores e, consequentemente, da divulgação das suas produções. Trata-se de um trabalho descritivo com observação quantitativa e análise bibliográfica. O estudo evidenciou que as universidades brasileiras têm evoluído constantemente no que diz respeito à produção científica, mas as universidades dos países americanos continuam no topo dos rankings. Os desafios ainda são muitos, mas é necessário que o acesso à educação superior no Brasil seja expandido, e, como consequência, acredita-se que ocorrerá aumento da produção científica, novas descobertas, avanços e valorização da ciência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros (PPGCI) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.