Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Kananda Gomes de-
dc.date.accessioned2022-08-15T13:45:59Z-
dc.date.available2022-08-15T13:45:59Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35872-
dc.description.abstractUtilizing bibliographical research and images as foundations to understand the changes of five movie theaters in the old Historical District of Salvador, this research brings, through the study of the records of the memories of these spaces and its interaction with ephemerality, loss, preservation and changes that accompany the social and cultural dynamics of the city, bringing thus, an essay about an area that is constantly changing, questioning the station of heritage and legacy. To bring the objects to life, the figure of speech "personification" was used, inspired by the work "O Cortiço", by writer Aluísio Azevedo; to understand legacy, the guidebook "Conceitos-chave de Museologia" was worked upon, allowing the concept of complete disappearance, that is,the death of these spaces. This work was inspired by the book "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água", by writer Jorge Amado, in order to invoke the deaths of physicality and status to define how they are currently framed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectSalas de cinemapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subject.otherMovie theaterspt_BR
dc.subject.otherSpacept_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.subject.otherMuseologypt_BR
dc.titleEntre rastros e fragmentos: um estudo de cinco salas de cinema do Centro Antigo de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeBetween traces and fragments: a study of five movie theaters in the old Historical District of Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Joseania Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522358867008495pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246819454433878pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Daniel Rebouças-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806554048381677pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801172008610439pt_BR
dc.description.resumoUtilizando a pesquisa bibliográfica e imagens como alicerces para compreender as mudanças de cincos salas de cinema do Centro Antigo de Salvador, essa pesquisa traz, através do estudo de registros de memórias desses espaços a relação com a efemeridade, a perda, a preservação e as mudanças que acompanham a dinâmica social e cultural da cidade, trazendo assim, um ensaio sobre um espaço que se modifica constantemente, questionando o lugar do patrimônio. Para dar vida aos objetos foi usada a prosopopeia inspirada na obra “O Cortiço”, do escritor Aluísio Azevedo; para a compreensão de patrimônio foi trabalhado o livro “Conceitos-chave de Museologia”, organizado pelos estudiosos André Desvallées e François Mairessee, para tratar sobre a perspectiva do desaparecimento completo, ou seja, a percepção do óbito dos espaços, esse trabalho se inspirou no livro “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, do escritor Jorge Amado, a fim de trazer as mortes física e de status para definir como se enquadram atualmente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kananda Gomes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Kananda Gomes1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.