Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Kananda Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-15T13:45:59Z | - |
dc.date.available | 2022-08-15T13:45:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35872 | - |
dc.description.abstract | Utilizing bibliographical research and images as foundations to understand the changes of five movie theaters in the old Historical District of Salvador, this research brings, through the study of the records of the memories of these spaces and its interaction with ephemerality, loss, preservation and changes that accompany the social and cultural dynamics of the city, bringing thus, an essay about an area that is constantly changing, questioning the station of heritage and legacy. To bring the objects to life, the figure of speech "personification" was used, inspired by the work "O Cortiço", by writer Aluísio Azevedo; to understand legacy, the guidebook "Conceitos-chave de Museologia" was worked upon, allowing the concept of complete disappearance, that is,the death of these spaces. This work was inspired by the book "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água", by writer Jorge Amado, in order to invoke the deaths of physicality and status to define how they are currently framed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Salas de cinema | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Museologia | pt_BR |
dc.subject.other | Movie theaters | pt_BR |
dc.subject.other | Space | pt_BR |
dc.subject.other | Memory | pt_BR |
dc.subject.other | Museology | pt_BR |
dc.title | Entre rastros e fragmentos: um estudo de cinco salas de cinema do Centro Antigo de Salvador | pt_BR |
dc.title.alternative | Between traces and fragments: a study of five movie theaters in the old Historical District of Salvador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Joseania Miranda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2522358867008495 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8246819454433878 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Daniel Rebouças | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0806554048381677 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2801172008610439 | pt_BR |
dc.description.resumo | Utilizando a pesquisa bibliográfica e imagens como alicerces para compreender as mudanças de cincos salas de cinema do Centro Antigo de Salvador, essa pesquisa traz, através do estudo de registros de memórias desses espaços a relação com a efemeridade, a perda, a preservação e as mudanças que acompanham a dinâmica social e cultural da cidade, trazendo assim, um ensaio sobre um espaço que se modifica constantemente, questionando o lugar do patrimônio. Para dar vida aos objetos foi usada a prosopopeia inspirada na obra “O Cortiço”, do escritor Aluísio Azevedo; para a compreensão de patrimônio foi trabalhado o livro “Conceitos-chave de Museologia”, organizado pelos estudiosos André Desvallées e François Mairessee, para tratar sobre a perspectiva do desaparecimento completo, ou seja, a percepção do óbito dos espaços, esse trabalho se inspirou no livro “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, do escritor Jorge Amado, a fim de trazer as mortes física e de status para definir como se enquadram atualmente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia
|