Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Souza, Eugenio Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T13:53:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T13:53:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959 | - |
dc.description.abstract | The main focus of this work is the application of the Meaningful Learning Theory in the process
of memorization of the musical text. The starting point of the explanation of this theory
originated from educational psychology and takes the vision of David Ausubel as its main
reference. In addition, some foundations of Neuroscience were applied to the learning process
in order to better understand the structure in which it happens. In this context, an
operationalization of the aural, visual, muscle and tactile, rhythmic, nominal, analytical and
emotional memories was made with the goal of formatting a method for memorizing the
musical text. To evaluate the efficiency of this method, an experiment was conducted utilizing
the Wilcoxon-Mann-Whitney. The test was conducted with two groups of guitar students of
Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Upon request, composer
Danilo Guanais wrote the work “Três Tocatas Armoriais” specifically to be utilized in this
research. The experimental group studied the work utilizing the proposed method, while the
control group studied in the prevailing form. As a result, it was verified that the experimental
group obtained better results than the control group. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da Música | pt_BR |
dc.subject | Memorização Musical | pt_BR |
dc.subject | Interpretação Musical | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject.other | Music | pt_BR |
dc.subject.other | Meaningful Learning Theory | pt_BR |
dc.subject.other | Psychology of Music | pt_BR |
dc.subject.other | Music Memorization | pt_BR |
dc.subject.other | Music Interpretation | pt_BR |
dc.subject.other | Classical Guitar | pt_BR |
dc.title | “TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.title.alternative | “TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” for guitar by Danilo Guanais: processes of musical memorization in the context of meaning learning theory. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peñaranda, Mario Enrique Ulloa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4194586398768495 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peñaranda, Mario Enrique Ulloa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4194586398768495 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Robatto, Pedro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1195415748348248 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Matos, Robson Barreto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5888436619321697 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4926823018513006 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9544709180409048 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-3473-9589 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158421701448651 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no
processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria
proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel.
Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências
aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo.
Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil,
rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização
do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando
o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de
violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser
utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto,
enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o
grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|