Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Eugenio Lima de-
dc.date.accessioned2022-08-29T13:53:54Z-
dc.date.available2022-08-29T13:53:54Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959-
dc.description.abstractThe main focus of this work is the application of the Meaningful Learning Theory in the process of memorization of the musical text. The starting point of the explanation of this theory originated from educational psychology and takes the vision of David Ausubel as its main reference. In addition, some foundations of Neuroscience were applied to the learning process in order to better understand the structure in which it happens. In this context, an operationalization of the aural, visual, muscle and tactile, rhythmic, nominal, analytical and emotional memories was made with the goal of formatting a method for memorizing the musical text. To evaluate the efficiency of this method, an experiment was conducted utilizing the Wilcoxon-Mann-Whitney. The test was conducted with two groups of guitar students of Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Upon request, composer Danilo Guanais wrote the work “Três Tocatas Armoriais” specifically to be utilized in this research. The experimental group studied the work utilizing the proposed method, while the control group studied in the prevailing form. As a result, it was verified that the experimental group obtained better results than the control group.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectPsicologia da Músicapt_BR
dc.subjectMemorização Musicalpt_BR
dc.subjectInterpretação Musicalpt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subject.otherMusicpt_BR
dc.subject.otherMeaningful Learning Theorypt_BR
dc.subject.otherPsychology of Musicpt_BR
dc.subject.otherMusic Memorizationpt_BR
dc.subject.otherMusic Interpretationpt_BR
dc.subject.otherClassical Guitarpt_BR
dc.title“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.title.alternative“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” for guitar by Danilo Guanais: processes of musical memorization in the context of meaning learning theory.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Peñaranda, Mario Enrique Ulloa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194586398768495pt_BR
dc.contributor.referee1Peñaranda, Mario Enrique Ulloa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194586398768495pt_BR
dc.contributor.referee2Robatto, Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Robson Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888436619321697pt_BR
dc.contributor.referee4Fonseca, Diana Santiago da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4926823018513006pt_BR
dc.contributor.referee5Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9544709180409048pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3473-9589pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158421701448651pt_BR
dc.description.resumoO Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel. Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo. Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil, rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto, enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.