https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35963
Tipo: | Tese |
Título: | Fazendo-os obedecer: moralidade, educação e trabalho nas politicas do IPES para a juventude brasileira durante a Guerra Fria |
Título(s) alternativo(s): | Making them obey: morality, education and work in IPES policies for brazilian youth during the Cold War |
Autor(es): | Barbosa, Caio Fernandes |
Primeiro Orientador: | Sangiovanni, Laura de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Brito, Antonio Mauricio Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sangiovanni, Laura de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, Antonio Mauricio Freitas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Duarte, Ana Rita Fonteles |
metadata.dc.contributor.referee4: | Cowan, Benjamin |
metadata.dc.contributor.referee5: | Moreira, Raimundo Nonato Pereira |
Resumo: | Acompanhando um grupo de intelectuais conservadores brasileiros ligados à Escola Superior de Guerra das Forças Armadas do Brasil, à Igreja Católica, à Liga de Defesa Nacional, à Associação Brasileira de Escoteiros e ao Instituto de Pesquisas Sociais, uma organização, fundada no início da década de 1960, desempenhou papel chave durante o golpe de 1964 e foi influente durante as formulações de políticas para a ditadura. Analiso o importante papel desses intelectuais na difusão de ideias sobre as juventudes e na promoção de políticas modernistas autoritárias, a fim de engendrar pânico moral. Defendo que esses intelectuais construíram uma agenda moral que guiou as políticas voltadas para as juventudes no Brasil. Exploro propostas conservadoras como a extinção da UNE (União Nacional dos Estudantes), a criação do Movimento Universitário para o Desenvolvimento Social (MUDES), a preparação de material didático, a tentativa de reintrodução do ensino religioso em instituições educacionais públicas, a criação da disciplina de Educação Moral e Cívica no ensino médio e Estudos dos Problemas Brasileiros nas universidades, a criação do Conselho Nacional de Moral e Cívica, a influência desses intelectuais na reforma universitária de 1969 e a formulação de uma abordagem educacional centrada nos negócios, que uniu o mercado de trabalho e o desenvolvimento, a tentativa de controle da juventude. |
Abstract: | Following a group of conservative Brazilian intellectuals linked to the Superior War School of the Armed Forces of Brazil, the Catholic Church, the National Defense League, the Brazilian Scouts Association and the Social Research Institute, an organization founded in the early 1960s who played a key role during the 1964 coup and was influential in formulating policy for the dictatorship. I analyze the role of these intellectuals in spreading ideas about youth and in promoting authoritarian modernist policies. I argue that these intellectuals built a moral agenda that guided youth-oriented policies in Brazil. I explore conservative proposals such as the extinction of the UNE (National Union of Students), the creation of the University Movement for Social Development (MUDES), the preparation of teaching materials, the attempt to reintroduce religious teaching in public educational institutions, the creation of the discipline of Moral and Civic Education in high school and Studies of Brazilian Problems in universities, the creation of the National Council of Moral and Civics, the influence of these intellectuals on the 1969 university reform, and the formulation of a business-centered educational approach that united the market and development, the attempt to control youth. |
Palavras-chave: | Intelectuais conservadores Juventude Pânico moral Guerra Fria Ditadura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
Citação: | BARBOSA, Caio Fernandes. Fazendo-os obedecer: moralidade, educação e trabalho nas políticas do IPES para a juventude brasileira durante a Guerra Fria (1961-1969). Orientadora: Profa. Dra. Laura de Oliveira. Co-Orientador: Prof. Dr. Antonio Mauricio Brito. 2021. 347 f.il. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós- Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35963 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGH) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA. C.F. FAZENDO-OS OBEDECER. TESE PARA IMPRESSAO. 2022 com bibliografia.pdf | BARBOSA, Caio Fernandes. Fazendo-os obedecer: moralidade, educação e trabalho nas políticas do IPES para a juventude brasileira durante a Guerra Fria (1961-1969). Orientadora: Profa. Dra. Laura de Oliveira. Co-Orientador: Prof. Dr. Antonio Mauricio Brito. 2021. 347 f.il. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós- Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. | 7,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.