Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Damasceno, Daniel de Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T18:06:48Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T18:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046 | - |
dc.description.abstract | The development of communication technologies in recent decades, highlighting the popularization
of the commercial and mobile internet, together with the various social practices that
emerged in this new context – a phenomenon that we can consider as a 'access revolution',
they reconfigured the relations between the instances of production and recognition of the media
system, as well as dynamized the discursive circulation between these two poles. In the
specific case of the journalistic field, essentially responsible for the production of informative
content and for part of the formation of the media public sphere, we can point out several
changes inside and outside the work environment of newsrooms. Therefore, the practice of
fact-checking emerges as a forceful response to such concerns. It is worth remembering that
the professional skills of data verification and verification have always been essential in news
work, but they are reconfigured in contemporary times. Indeed, several verification vehicles
have emerged in the media landscape. In Brazil it was no different, so we looked at two of
these: Agência Lupa and Aos Fatos. In this sense, this work seeks to analyze the discursive
strategies used by two digital vehicles specialized in fact checking, Agência Lupa and Aos Fatos,
during the first year of the COVID-19 pandemic, in order to understand the incidence of
mediatization processes in this context. way of doing journalism. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Fact-checking | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.subject | Mediatização | pt_BR |
dc.subject.other | Fact-checking | pt_BR |
dc.subject.other | Discourse | pt_BR |
dc.subject.other | Truth | pt_BR |
dc.subject.other | Mediatization | pt_BR |
dc.title | Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Giovandro Marcus | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Giovandro Marcus | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Ivanise Hilbig de | - |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Claudiane de Oliveira | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-2191-5616 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4167666044697426 | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização
da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que
emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do
acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do
sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos.
No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo
informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas
mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de
fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar
que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais
no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos
veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso
nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho
busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em
checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID-
19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma
de fazer jornalístico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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