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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Daniel de Rezende-
dc.date.accessioned2022-09-20T18:06:48Z-
dc.date.available2022-09-20T18:06:48Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046-
dc.description.abstractThe development of communication technologies in recent decades, highlighting the popularization of the commercial and mobile internet, together with the various social practices that emerged in this new context – a phenomenon that we can consider as a 'access revolution', they reconfigured the relations between the instances of production and recognition of the media system, as well as dynamized the discursive circulation between these two poles. In the specific case of the journalistic field, essentially responsible for the production of informative content and for part of the formation of the media public sphere, we can point out several changes inside and outside the work environment of newsrooms. Therefore, the practice of fact-checking emerges as a forceful response to such concerns. It is worth remembering that the professional skills of data verification and verification have always been essential in news work, but they are reconfigured in contemporary times. Indeed, several verification vehicles have emerged in the media landscape. In Brazil it was no different, so we looked at two of these: Agência Lupa and Aos Fatos. In this sense, this work seeks to analyze the discursive strategies used by two digital vehicles specialized in fact checking, Agência Lupa and Aos Fatos, during the first year of the COVID-19 pandemic, in order to understand the incidence of mediatization processes in this context. way of doing journalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectFact-checkingpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectMediatizaçãopt_BR
dc.subject.otherFact-checkingpt_BR
dc.subject.otherDiscoursept_BR
dc.subject.otherTruthpt_BR
dc.subject.otherMediatizationpt_BR
dc.titleMarcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Giovandro Marcus-
dc.contributor.referee1Ferreira, Giovandro Marcus-
dc.contributor.referee2Andrade, Ivanise Hilbig de-
dc.contributor.referee3Carvalho, Claudiane de Oliveira-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2191-5616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4167666044697426pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos. No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID- 19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma de fazer jornalístico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

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