Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maíra Teixeira da-
dc.date.accessioned2022-10-03T12:57:15Z-
dc.date.available2022-10-03T12:57:15Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Maíra Teixeira da. Afetividade e desenvolvimento de bebês: Um estudo bibliográfico sobre vínculos familiares e escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36087-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectVínculopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleAfetividade e desenvolvimento de bebês: um estudo bibliográfico sobre vínculos familiares e escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.referee1Santos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.referee2Soares, Leila da Franca-
dc.contributor.referee3Lima, Lucineide Ribas Leite-
dc.description.resumoAutores clássicos como Henri Wallon, Levi Vygotsky, Jean Piaget, Emmi Pikler, Donald Winnicott, John Bowlby, entre outros defendem que o desenvolvimento humano ocorre em suas múltiplas dimensões. Em diferentes medidas e vertentes, consideram a afetividade um dos elementos indispensáveis para a formação humana. Entretanto, apesar dessa premissa ser amplamente reconhecida no meio científico, na atualidade, a dimensão cognitiva ainda é supervalorizada em contextos essenciais de desenvolvimento como a família e a escola. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade educar e cuidar de crianças, tendo em conta a ampliação de vivências delas no âmbito social e cultural, possibilitando o desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas. Sendo assim, esta monografia é resultado de um estudo que tem como objetivo analisar de que forma a afetividade contribui para o desenvolvimento integral de bebês em contextos importantes de desenvolvimento como a família e a escola, evidenciando a relevância da dimensão afetiva na formação de professores (as) que atuam na referida etapa. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), através dos descritores: “Desenvolvimento Infantil e Vínculo Afetivo”; “Bebê”, “Afetividade e Educação Infantil”. Como critérios de inclusão, artigos a nível nacional publicados no período de 2014 a 2022 e disponíveis na íntegra. Os critérios de exclusão foram: publicações que não estavam relacionadas com o tema, fora do período estabelecido ou artigos que apareceram com temática muito ampla sobre educação infantil sem relação com os objetivos aqui apresentados. Foram encontrados 124 artigos, dos quais foram selecionados 22 para análise. Após isso, 20 artigos atenderam os critérios de inclusão, que evidenciaram, de maneira geral que a afetividade tem grande relevância no desenvolvimento integral de bebês em contextos primordiais como o familiar e o escolar. Conclui-se que foi possível compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento do bebê, nas primeiras interações com os adultos, sendo imprescindível sua promoção desde o nascimento em ambos contextos, familiar e escolar. No entanto, sugere-se novos estudos no campo da Pedagogia acerca da temática apresentada em decorrência da dificuldade em encontrar produções acadêmicas sobre o tema, o que indica que, apesar dos avanços da inclusão dos bebês no âmbito legislativo, ainda há a invisibilidade deles como ser de linguagens e de direitos nas pesquisas no campo das infâncias e da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.otherGraduaçãopt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maíra Teixeira da Silva - 21-07-2022 (1).pdf562,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.