Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Mendes, Carla Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T14:53:23Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T14:53:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150 | - |
dc.description.abstract | Transportation of bulky loads in the Brazilian territory demands stiff planning due to cargo
dimension and weight that trespasses what is permitted by law. Added to that, logic
infrastructure has many problems, from bureaucratic issues to lack of maintenance on roads,
ports and airports. Such problems can hinder transportation and, in difficult access locations,
can make projects unfeasible due to high costs. Proposing airships for cargo transportation is
not new, but it has been disregarded because of its existing technical limitations. Today, thanks
to the latest technological advances, airships can prove to be a niche alternative for acting in
niches in which logistics conditions are adverse to conventional transportation, where access
ways are necessary due to cargo dimension or even route change or due to walkways and towers,
which hinder transportation. Airships can be an intermediate solution between speed and cost,
as well as the reduction of greenhouse gas emissions and minimal dependence of landing and
loading/unloading infrastructure. This paper does a technical comparison between aircrafts and
highway models. From these analyzes it is possible to conceive that airships can be a viable
alternative both economically and technically. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Dirigível | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Carga indivisível | pt_BR |
dc.subject.other | Airship | pt_BR |
dc.subject.other | Logistics | pt_BR |
dc.subject.other | Bulk Loads | pt_BR |
dc.title | Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lepikson, Herman Augusto | - |
dc.contributor.referee1 | Lepikson, Herman Augusto | - |
dc.contributor.referee2 | Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira | - |
dc.contributor.referee3 | Passos, Francisco Uchoa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8831254211327311 | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões
de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui
muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e
aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem
inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é
algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças
aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação
em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional,
onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até
mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte.
Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima
de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre
os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise
econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se
perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto
economicamente quanto tecnicamente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PEI)
|