https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36198
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bezerra, Uriel de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T20:11:02Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T20:11:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36198 | - |
dc.description.abstract | Based on the thematic interest about the relations between art and politics during the military dictatorship in Brazil (1964-1985), we present a study of the first two editions of the National Biennial of Plastic Arts, the Bienal da Bahia, both held in 1966 and 1968. In this, we seek to investigate the strategies developed by art agents involved in the realization of the exhibitions in face of the political and institutional context of the period. After analyzing documents such as newspapers, catalogs and testimonials, from the methodological point of view, we propose two stages: first, we observe the creation of an infrastructure for the arts in Brazil, especially in Bahia, offering the necessary conditions to undertake the biennial, as well as the elements for its interdiction. Next, we scrutinize the strategies promoted within the scope of the art exhibition, observing the discourses and actions of organizers, artists, and critics. Establishing a dialogue between the Social History of Art and the studies focused on the History of Exhibitions, we would like to provoke a broader view on the Bahia Biennial, beyond the censorship episode that involved it and the only one for which it is usually remembered. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Bienais de Arte | pt_BR |
dc.subject | Arte e Política | pt_BR |
dc.subject | Ditadura Militar | pt_BR |
dc.subject.other | Art Biennials | pt_BR |
dc.subject.other | Art and Politics | pt_BR |
dc.subject.other | Military Dictatorship | pt_BR |
dc.title | A Bienal Nacional de Artes Plásticas: arte e política na Ditadura Militar | pt_BR |
dc.title.alternative | The National Biennial of Plastic Arts: art and politics in the Military Dictatorship | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1080635385879533 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1080635385879533 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Ines Karin Linke | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4047445555687884 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Biasizzo, Maria Angelica Melendi de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6187888484795809 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383257056660556 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir do interesse temático nas relações entre arte e política durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), apresentamos um estudo das duas primeiras edições da Bienal Nacional de Artes Plásticas, a Bienal da Bahia, ambas realizadas nos anos de 1966 e 1968. Neste, procuramos investigar as estratégias desenvolvidas por agentes da arte envolvidos na realização das exposições frente ao contexto político e institucional da época. Após a análise de documentos como jornais, catálogos e depoimentos, do ponto de vista metodológico, propomos duas etapas: na primeira, observamos a criação de uma infraestrutura para as artes no Brasil, sobretudo na Bahia, oferecendo as condições necessárias para empreender a bienal, bem como os elementos para a sua interdição. Em seguida, esquadrinhamos as estratégias promovidas no âmbito da exposição de arte, observando os discursos e ações de organizadores, artistas e da crítica. Estabelecendo um diálogo entre a História Social da Arte e os estudos voltados às Histórias das Exposições, gostaríamos de provocar uma visão mais ampla sobre a Bienal da Bahia, para além do episódio de censura que a envolveu e o único pelo qual é geralmente lembrada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.