Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Uriel de Souza-
dc.date.accessioned2022-10-25T20:11:02Z-
dc.date.available2022-10-25T20:11:02Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36198-
dc.description.abstractBased on the thematic interest about the relations between art and politics during the military dictatorship in Brazil (1964-1985), we present a study of the first two editions of the National Biennial of Plastic Arts, the Bienal da Bahia, both held in 1966 and 1968. In this, we seek to investigate the strategies developed by art agents involved in the realization of the exhibitions in face of the political and institutional context of the period. After analyzing documents such as newspapers, catalogs and testimonials, from the methodological point of view, we propose two stages: first, we observe the creation of an infrastructure for the arts in Brazil, especially in Bahia, offering the necessary conditions to undertake the biennial, as well as the elements for its interdiction. Next, we scrutinize the strategies promoted within the scope of the art exhibition, observing the discourses and actions of organizers, artists, and critics. Establishing a dialogue between the Social History of Art and the studies focused on the History of Exhibitions, we would like to provoke a broader view on the Bahia Biennial, beyond the censorship episode that involved it and the only one for which it is usually remembered.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectBienais de Artept_BR
dc.subjectArte e Políticapt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.subject.otherArt Biennialspt_BR
dc.subject.otherArt and Politicspt_BR
dc.subject.otherMilitary Dictatorshippt_BR
dc.titleA Bienal Nacional de Artes Plásticas: arte e política na Ditadura Militarpt_BR
dc.title.alternativeThe National Biennial of Plastic Arts: art and politics in the Military Dictatorshippt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080635385879533pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080635385879533pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ines Karin Linke-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047445555687884pt_BR
dc.contributor.referee3Biasizzo, Maria Angelica Melendi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6187888484795809pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383257056660556pt_BR
dc.description.resumoA partir do interesse temático nas relações entre arte e política durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), apresentamos um estudo das duas primeiras edições da Bienal Nacional de Artes Plásticas, a Bienal da Bahia, ambas realizadas nos anos de 1966 e 1968. Neste, procuramos investigar as estratégias desenvolvidas por agentes da arte envolvidos na realização das exposições frente ao contexto político e institucional da época. Após a análise de documentos como jornais, catálogos e depoimentos, do ponto de vista metodológico, propomos duas etapas: na primeira, observamos a criação de uma infraestrutura para as artes no Brasil, sobretudo na Bahia, oferecendo as condições necessárias para empreender a bienal, bem como os elementos para a sua interdição. Em seguida, esquadrinhamos as estratégias promovidas no âmbito da exposição de arte, observando os discursos e ações de organizadores, artistas e da crítica. Estabelecendo um diálogo entre a História Social da Arte e os estudos voltados às Histórias das Exposições, gostaríamos de provocar uma visão mais ampla sobre a Bienal da Bahia, para além do episódio de censura que a envolveu e o único pelo qual é geralmente lembrada.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.