Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sleifer, Ícaro Aranguez | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T17:21:35Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T17:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36287 | - |
dc.description.abstract | The following research aims to observe and define the different types of improvisation and the degrees of freedom, related to indetermination and randomness, proposed by the composer to the interpreter in avant-garde works of the twentieth century. Considering some difficulties and lack of familiarity, presented by a considerable part of concert music instrumentalists when dealing with works that require the use of improvisation, the research seeks to map the levels of freedom and control to ascertain which facilitating methods can best guide the interpreter. The work also seeks to explain which experiences lead the popular musician to present greater dexterity in this practice, through composition strategies. And as a compositional proposal, this work will feature a work composed from a game involving control and freedom, accompanied by an analytical memorial as a final product. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Determinação | pt_BR |
dc.subject | Indeterminação | pt_BR |
dc.subject.other | Musical composition | pt_BR |
dc.subject.other | Improvisation | pt_BR |
dc.subject.other | Determination | pt_BR |
dc.subject.other | Indeterminancy | pt_BR |
dc.title | Criação e Improvisação: problemas e soluções envolvidos com o controle e a liberdade improvisativa no campo composicional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Wellington | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Wellington | - |
dc.contributor.referee2 | Espinheira, Alexandre Mascarenhas | - |
dc.contributor.referee3 | Carneiro, Pedro Antônio de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2701922213982033 | pt_BR |
dc.description.resumo | A seguinte pesquisa tem como objetivo observar e definir os diferentes tipos de improvisação e os graus de liberdade, relacionados à indeterminação e aleatoriedade, propostos pelo compositor ao intérprete em obras de vanguarda do século XX. Considerando algumas dificuldades e falta de familiaridade, apresentadas por uma parte considerável de instrumentistas de música de concerto ao lidarem com obras que exijam o uso da improvisação, a pesquisa busca mapear os níveis de liberdade e controle para averiguar quais métodos facilitadores podem melhor orientar o intérprete. O trabalho também procura explicar quais vivências levam o músico popular a apresentar maior destreza nessa prática, mediante estratégias compositivas. E como proposta composicional, este trabalho contará com uma obra composta a partir de um jogo envolvendo o controle e a liberdade, acompanhado de um memorial analítico como produto final. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|