Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Nascimento, Aldeneide Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T21:13:11Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T21:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36289 | - |
dc.description.abstract | In order to meet the general and specific objectives, we seek with this study to follow anexploratory research limited to the teaching of Portuguese Language, with a qualitative approach and bibliographic and field procedures, being the field, the High School with Technological Intermediation (EMITEC). To analyze the findings, we used the following instruments: interview, questionnaire and visitation. All these stages of the research took place online (remotely) due to the scenario experienced, the COVID-19 pandemic. 2007, 2009), Bagno (1999, 2004, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Freire (1996), Faraco (2008), González (2018), Labov (1972, 2008), Lucchesi (2006, 2011) , 2015), Marcuschi (1996), Malfacini (2015), Mattos e Silva (1991, 2001, 2004), Muniz (1986), Santana (2007), Soares (1998, 2002a, 2002b); among others. In the same direction, we seek to analyze what the official documents recommend on the teaching of Portuguese from the perspective of linguistic diversity, being the following documents: The Guidelines for the Improvement of Portuguese Language Teaching (1986), the PCNs (2000), the Document Guiding Curriculum for academic year 2022: New part-time High School, the BNCC (2017, 2018) and the Bahia High School Referential Curriculum (Public Consultation). In order to do so, we believe that
the relevance of this study lies in contributing so that the teacher, in his teaching practice of
Portuguese Language, reflects on the multiplicity of voices and the different contexts of use in
which every speaker is or will be situated. And that, in the same way, the teacher can open
space for reflections on the multiplicity and functionality of the language. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Variedade linguística | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensinoaprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Portuguese Language | pt_BR |
dc.subject.other | Linguistic variety | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject.other | High school | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching practice | pt_BR |
dc.title | Diversidade linguística e ensino de língua portuguesa em escola pública de ensino médio na Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Santana, Noemi Pereira de | - |
dc.contributor.referee3 | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3824308972086552 | pt_BR |
dc.description.resumo | De modo a atender aos objetivos geral e específico buscamos com esse estudo seguir uma
pesquisa de natureza exploratória circunscrita ao ensino de Língua Portuguesa, com
abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e de campo, sendo o campo, o Ensino
Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Para análise dos achados utilizamos os
seguintes instrumentos: entrevista, questionário e visitação. Todas essas etapas da pesquisa
ocorreram de maneira online (remota) devido ao cenário vivenciado, a pandemia do COVID –
19. Para a discussão sobre a importância da diversidade linguística no ensino-aprendizagem
de Língua Portuguesa encontramos respaldos nos seguintes teóricos: Antunes (2003, 2007,
2009), Bagno (1999, 2004, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Freire (1996), Faraco
(2008), González (2018), Labov (1972, 2008), Lucchesi (2006, 2011, 2015), Marcuschi
(1996), Malfacini (2015), Mattos e Silva (1991, 2001, 2004), Muniz (1986), Santana (2007),
Soares (1998, 2002a, 2002b); dentre outros. Na mesma direção buscamos analisar o que
preconizam os documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva da
diversidade linguística, sendo os seguintes documentos: As Diretrizes para o Aperfeiçoamento
do ensino de Língua Portuguesa (1986), os PCNs (2000), o Documento Curricular Orientador
ano letivo 2022: Novo Ensino Médio de tempo parcial, a BNCC (2017, 2018) e o Currículo
Referencial Bahia Ensino Médio (Consulta Pública). Para tanto, acreditamos que a relevância
desse estudo encontra-se em contribuir para que o docente em sua prática de ensino de Língua
Portuguesa reflita sobre a multiplicidade de vozes e os diversos contextos de uso em que todo
falante está ou será situado. E que da mesma maneira, o docente possa abrir espaço para
reflexões sobre a multiplicidade e funcionalidade da língua. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|