Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedreira, Sara Costa-
dc.date.accessioned2022-12-14T14:30:00Z-
dc.date.available2022-12-14T14:30:00Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36391-
dc.description.abstractThis research aims to identify the effects of gender composition in classes in undergraduate courses at the Federal University of Bahia (UFBA) from 2006 to 2012. In this sense, it seeks to analyze the impact of the proportion of women in cohorts on the academic performance of first semester students. The hypothesis to be tested is that the higher percentage of female students in the classes affects, in different intensity and direction, men and women. The main contribution of this work is centered on empirical estimates of the influence of women on their peers in academic environments culturally perceived as masculine. Furthermore, it dialogues with the international literature in order to understand cultural differences and their consequences on academic performance, with regard to the perception of gender roles and interaction of the sexes in a university context. The aggregated results for all courses were significant. Disaggregating the effect by major areas of knowledge, it was found that for area 1 (physical sciences, math and technology) the effect is positive for men, while for area 4 (literature and languages) the effect is positive in the aggregate of the sexes and for women. For areas 2 (biological sciences and health occupations) and 3 (philosophy and humanities) no significant effects were found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectGender peer effectpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subject.otherAcademic Performancept_BR
dc.subject.otherGender peer effectpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherUFBApt_BR
dc.titleGender peer effect na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos cursos de graduação durante 2006 a 2012.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Lombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.referee1Oliveira, Rodrigo Carvalho-
dc.contributor.referee2Silva, Diana Lúcia Gonzaga da-
dc.description.resumoEste trabalho visa identificar os efeitos da composição dos sexos nas turmas em cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante 2006 a 2012. Neste sentido, busca-se analisar o impacto da proporção de mulheres nas coortes sobre o desempenho acadêmico dos alunos do primeiro semestre. A hipótese a ser testada é a de que a maior porcentagem de alunas nas classes afeta, em intensidade e direção diferentes, homens e mulheres. A principal contribuição deste trabalho centra-se nas estimativas empíricas da influência das mulheres sobre seus pares em ambientes acadêmicos culturalmente ditos masculinos. Ademais, dialoga-se com a literatura internacional visando compreender as diferenças culturais e suas consequências no desempenho acadêmico, ao que concerne a percepção dos papéis de gêneros e a interação dos sexos em contexto universitário. Os resultados no agregado para todos os cursos foram significativos. Desagregando-se o efeito por grandes áreas do conhecimento, encontrou-se que para a área 1 (ciências físicas, matemática e tecnologia) o efeito é positivo para os homens, ao passo que para a área 4 (letras) o efeito é positivo no agregado dos sexos e para as mulheres. Para as áreas 2 (ciências biológicas e profissões da saúde) e 3 (filosofia e ciências humanas) não foram encontrados efeitos significativos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.type.degreeGraduaçãopt_BR
dc.publisher.courseCIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Sara_Oficial.pdf535,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.