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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36434
Tipo: Dissertação
Título: Sujeitos autistas e a escola em tempos de pandemia: perspectivas em diálogo
Autor(es): Pimentel, Laine dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Marcus Vinicius Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Marcus Vinicius Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Masini, Maria Lucia Hage
Resumo: O ano de 2020 será historicamente lembrado pelo agente desconhecido que mudou a rotina de milhares de pessoas, o novo corona vírus, que desencadeou a pandemia de COVID-19, conforme declarado pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Inicialmente, na ausência de medidas de controle através da vacinação, foram recomendadas medidas de distanciamento social. A partir disto, vê-se a forma como a população lidou com os impactos físicos, psíquicos, sociais e econômicos ocasionados e/ou agravados pela COVID-19. Nesta pesquisa, foram investigados os efeitos da pandemia sobre a relação de dois autistas com a escola em tempos de pandemia no contexto do município de Simões Filho - Ba. Fora realizado um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, de inspiração etnográfica, tendo como objetivo geral analisar, considerando os impactos da pandemia, como aconteceu a relação dos sujeitos autistas e a escola a partir da percepção dos responsáveis pelos autistas e de coordenadores pedagógicos e/ou professores. Como resultados, observou-se que as crianças participantes dessa pesquisa já vinham de uma história cheia de percalços com a escola e diante do cenário pandêmico as dificuldades tornaram-se ainda mais profundas. Na pandemia, o formato proposto para continuidade da educação escolar foi o ensino remoto, algo que ambas crianças participantes tiveram dificuldades para se adaptar, acabando por fazerem somente as atividades impressas dadas pelas escolas. Na apreciação dos dados produzidos, percebeu-se que o momento pandêmico se caracterizou como um período de vulnerabilidade para saúde mental de todos. Conclui-se que as práticas escolares vivenciadas pelas crianças autistas no período da pandemia não contemplaram os indivíduos em suas especificidades, tolhendo o processo da inclusão. A presente pesquisa revelou não somente as fragilidades do ensino pandêmico, mas evidenciou as dificuldades que a sociedade, incluindo a instituição escolar, historicamente possuem para promover uma educação que leve em conta as singularidades e promova as potencialidades dos sujeitos autistas.
Abstract: The year of 2020 will be historically remembered by the unknown agent that changed the routine of thousands of people, the new coronavirus, which triggered the COVID-19 pandemic, as declared by the World Health Organization in March, 2020. Initially, in the absence of control measures through vaccination, social distancing measures were recommended. From this, we can see how the population dealt with the physical, psychological, social and economic impacts caused and/or aggravated by COVID-19. In this research, we investigated the effects of the pandemic on the relationship of two autistic individuals with the school in times of pandemic, in the context of the city of Simões Filho - Ba. A qualitative case study, of ethnographic inspiration, had been carried out, with the general objective of analyzing, considering the impacts of the pandemic, how the relationship between autistic subjects and the school happened from the perception of those responsible for autistics and pedagogical and educational coordinators/or teachers. As a result, it was observed that the children participating in this research already came from a history full of mishaps with the school and in the face of the pandemic scenario the difficulties became even more profound. In the pandemic, the proposed format to continue school education was remote teaching, something that both participating children had difficulties to adapt to, ending up doing only the printed activities given by the schools. In assessing the data produced, it was realized that the pandemic moment was characterized as a period of vulnerability for everyone's mental health. It is concluded that the school practices experienced by autistic children in the pandemic period did not contemplate individuals in their specificities, hampering the inclusion process. The present research revealed not only the weaknesses of pandemic teaching, but highlighted the difficulties historically faced by society, including the school system, to provide an education that takes into account the singularities and promotes the potential of autistic subjects.
Palavras-chave: Autistas – Educação
Pandemia por COVID-19
Escolarização
Inclusão escolar
Autismo
Desigualdade Social
CNPq: Ciências humanas
Ciências da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36434
Data do documento: 8-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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