Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Kanbach, Raquel Soraia Bianchini | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T13:34:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T13:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36435 | - |
dc.description.abstract | The Business Project Management is more frequently being utilized by companies
with the objective to make their businesses more agile and dynamic. The IT participates by
making these processes quicker and more efficient. However, alternating the way in which a
job is executed results in organizational changes impacting on people and the organizational
culture. This creates a need to adopt Change Management concepts to facilitate the
implementation of these changes. The present study addresses the integration of Business
Process Management, IT Project, and Change Management enabling the company to reach
their desired objectives. The study utilized a model that incorporates these three concepts to
study the changes that occurred when a company modified their Acquiring Process at the time
of a transformation. The study focuses on the objectives of the change and establishes a
relationship between the process redesign actions, the planned and executed IT solutions, and
the undesired outcomes that appeared during the change. These occurrences were then
analyzed to verify if the adoption of Change Management criteria could influence them in
reducing the encountered difficulties. The conclusion is that the application of this criteria did
help to avoid or minimize a significant part of the difficulties encountered in this case. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Gestão de processos | pt_BR |
dc.subject | Mudança organizacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão da mudança | pt_BR |
dc.subject | Projeto de TI | pt_BR |
dc.subject | Processo de compras | pt_BR |
dc.subject.other | Business process management | pt_BR |
dc.subject.other | Organizational change | pt_BR |
dc.subject.other | Change management | pt_BR |
dc.subject.other | IT project | pt_BR |
dc.subject.other | Acquiring process | pt_BR |
dc.title | Mudança organizacional decorrente do redesenho do processo de compras apoiado pela Tecnologia da Informação: estudo de caso na CETREL S.A. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, José Célio Silveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6794-8686 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0676558196082593 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, José Célio Silveira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6794-8686 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0676558196082593 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salvador, Laís do Nascimento | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1972531466861737 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Amorim, Cláudio Alves de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4976012823452609 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0808472089948308 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Gestão de Processos está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas a fim de
tornar seus negócios mais dinâmicos e ágeis. A TI participa nessa agilização ao tornar esses
processos mais rápidos e eficientes. Porém, alterar o modo como um trabalho é executado
implica em mudanças organizacionais que impactam sobre as pessoas e sobre a cultura
organizacional, daí a necessidade de adotar conceitos de Gestão da Mudança para facilitar a
implementação dessas modificações. O presente trabalho é a integração das disciplinas Gestão
de Processos, Projeto de TI e Gestão da Mudança para que a empresa alcance os objetivos
desejados O estudo utilizou um modelo que incorpora esses três conceitos para estudar as
mudanças ocorridas num caso de redesenho do processo de Compras de uma empresa que
está passando por uma transformação. Este trabalho focaliza os objetivos da mudança e
estabelece uma relação entre as ações de redesenho de processo e de soluções de TI que foram
planejadas e executadas e as ocorrências não desejadas que surgiram durante a mudança.
Essas ocorrências foram então analisadas para verificar se a adoção de critérios de Gestão da
Mudança poderia influenciá-las, reduzindo as dificuldades enfrentadas. A conclusão é que a
aplicação desses critérios poderia teria ajudado a evitar ou a minimizar uma parcela
significativa das dificuldades enfrentadas no caso estudado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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