Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKanbach, Raquel Soraia Bianchini-
dc.date.accessioned2022-12-20T13:34:48Z-
dc.date.available2022-12-20T13:34:48Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36435-
dc.description.abstractThe Business Project Management is more frequently being utilized by companies with the objective to make their businesses more agile and dynamic. The IT participates by making these processes quicker and more efficient. However, alternating the way in which a job is executed results in organizational changes impacting on people and the organizational culture. This creates a need to adopt Change Management concepts to facilitate the implementation of these changes. The present study addresses the integration of Business Process Management, IT Project, and Change Management enabling the company to reach their desired objectives. The study utilized a model that incorporates these three concepts to study the changes that occurred when a company modified their Acquiring Process at the time of a transformation. The study focuses on the objectives of the change and establishes a relationship between the process redesign actions, the planned and executed IT solutions, and the undesired outcomes that appeared during the change. These occurrences were then analyzed to verify if the adoption of Change Management criteria could influence them in reducing the encountered difficulties. The conclusion is that the application of this criteria did help to avoid or minimize a significant part of the difficulties encountered in this case.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão da mudançapt_BR
dc.subjectProjeto de TIpt_BR
dc.subjectProcesso de compraspt_BR
dc.subject.otherBusiness process managementpt_BR
dc.subject.otherOrganizational changept_BR
dc.subject.otherChange managementpt_BR
dc.subject.otherIT projectpt_BR
dc.subject.otherAcquiring processpt_BR
dc.titleMudança organizacional decorrente do redesenho do processo de compras apoiado pela Tecnologia da Informação: estudo de caso na CETREL S.A.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6794-8686pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676558196082593pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6794-8686pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676558196082593pt_BR
dc.contributor.referee2Salvador, Laís do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972531466861737pt_BR
dc.contributor.referee3Amorim, Cláudio Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4976012823452609pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808472089948308pt_BR
dc.description.resumoA Gestão de Processos está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas a fim de tornar seus negócios mais dinâmicos e ágeis. A TI participa nessa agilização ao tornar esses processos mais rápidos e eficientes. Porém, alterar o modo como um trabalho é executado implica em mudanças organizacionais que impactam sobre as pessoas e sobre a cultura organizacional, daí a necessidade de adotar conceitos de Gestão da Mudança para facilitar a implementação dessas modificações. O presente trabalho é a integração das disciplinas Gestão de Processos, Projeto de TI e Gestão da Mudança para que a empresa alcance os objetivos desejados O estudo utilizou um modelo que incorpora esses três conceitos para estudar as mudanças ocorridas num caso de redesenho do processo de Compras de uma empresa que está passando por uma transformação. Este trabalho focaliza os objetivos da mudança e estabelece uma relação entre as ações de redesenho de processo e de soluções de TI que foram planejadas e executadas e as ocorrências não desejadas que surgiram durante a mudança. Essas ocorrências foram então analisadas para verificar se a adoção de critérios de Gestão da Mudança poderia influenciá-las, reduzindo as dificuldades enfrentadas. A conclusão é que a aplicação desses critérios poderia teria ajudado a evitar ou a minimizar uma parcela significativa das dificuldades enfrentadas no caso estudado.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese completa.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.