Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Uiliam Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T15:12:18Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11T15:12:18Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36480 | - |
dc.description.abstract | Objective: assess the impact of a voice problem on quality of life for employees of a
citizen care hub named “Serviço de Atendimento ao Cidadão” (SAC) in Salvador, Bahia.
Methodology: The sample consisted of 114 workers SAC located in the city of
Salvador, Bahia. For the data collection was utilized a questionnaire about
sociodemographic, lifestyle and health, and the Protocol on Voice-Related Quality of
Life (V-RQOL). It was used the method of quantitative analysis. It was made a
descriptive analysis of sociodemographic data and calculated the average standard
deviation for the scores of V-RQOL. The block of questions relating to voice complaints
was the independent variable for association with the responses of V-RQOL scores.
Data were analyzed using SPSS version 17.0, establishing a significance level of p ≤
0.05, by Student T test. Results: Responses of V-RQOL indicated that of the SAC
employees of have a good assessment of their quality of voice. The overall means of V
RQOL scores were high, however, these were significantly lower in subjects with voice
complaints compared those without voice complaints, except in the socio-emotional
domain. There was a low prevalence of voice complaints among workers. Hypertension
was the most prevalent disease in the general population, and gastroesophageal reflux
and allergic rhinitis were the most prevalent in the group with vocal complaints.
Conclusion: for employees of SAC located in the city of Salvador, the voice is not a
problem in daily activities, regardless of the conditions and characteristics differentiated
between places of work and its organization | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da voz | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject | Saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Satisfação no Emprego | pt_BR |
dc.subject | Exposição Ocupacional. | pt_BR |
dc.subject.other | Voice | pt_BR |
dc.subject.other | Voice Disorders | pt_BR |
dc.subject.other | Quality of Life | pt_BR |
dc.subject.other | Occupational Health | pt_BR |
dc.subject.other | Employment Satisfaction | pt_BR |
dc.subject.other | Occupational Exposure | pt_BR |
dc.title | Qualidade de Vida e Voz dos Trabalhadores do Serviço de Atendimento ao Cidadão do município de Salvador-Ba. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0733-1753 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3871954105108332 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-1142-7846 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Verificar qual o impacto de um problema de voz na qualidade de vida dos
funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no município de Salvador
Ba. Metodologia: A amostra foi composta por 114 trabalhadores de dois postos do
SAC localizados no município de Salvador-Ba. Para a coleta de dados foi aplicado um
questionário com dados sociodemográficos, hábitos de vida e saúde, além do Protocolo
Qualidade de Vida em Voz (QQV). Foi utilizado o método de análise quantitativa, sendo
feita uma análise descritiva dos dados sociodemográficos e calculados a média e
desvio-padrão para os escores do QVV. O bloco de perguntas referentes às queixas
vocais foi a variável independente para associação com as respostas dos escores do
QVV. Os dados obtidos foram analisados no programa SPSS versão 17.0,
estabelecendo-se nível de significância de p≤0,05, através do teste T de Student.
Resultados: As respostas do Protocolo QVV indicaram que os funcionários do SAC
apresentam boa avaliação de sua qualidade de voz. As médias gerais dos escores do
QVV foram altas, entretanto, estas foram significativamente menores nos sujeitos com
queixas vocais em relação aos sem queixas, exceto no domínio socioemocional. Houve
uma baixa prevalência de queixas vocais nos trabalhadores. A hipertensão foi a
doença mais prevalente na população geral e, refluxo gastresofágico e rinite alérgica
foram as mais prevalentes no grupo com queixas vocais. Conclusão: para os
trabalhadores do SAC localizados no município de Salvador, uma alteração vocal não
representa problema nas atividades de vida diária, independentemente das condições
e especificidades diferenciadas entre postos e entre a organização do trabalhador | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Enfermagem - (Escola de Enfermagem)
|