https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36571
Tipo: | Tese |
Título: | INICIAÇÃO TEATRAL EM TEMPOS DE CRISE DA DEMOCRACIA NO BRASIL: A criação e a direção colaborativa como percurso artístico-pedagógico para a formação nos anos finais da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Theatrical initiation in times of crisis of democracy in Brazil: creation and collaborative direction as an artistic-pedagogical path for training in the final years of basic education. Iniciación teatral en tiempos de crisis de la democracia en Brasil: creación y dirección colaborativa como camino artístico-pedagógico para la formación en los últimos años de la educación básica. |
Autor(es): | GIMMLER NETTO, Maria Amélia |
Primeiro Orientador: | MACHADO SANTOS, Gláucio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado Santos, Gláucio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Salume Mendonça, Célida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dal Gallo, Fabio |
metadata.dc.contributor.referee4: | Janiaski Vale , Flávia |
metadata.dc.contributor.referee5: | Schneider Alcure, Adriana |
Resumo: | A presente tese trata de práticas de criação colaborativa e direção teatral voltadas para a iniciação teatral. O texto apresenta aspectos autobiográficos da trajetória artística da autora, as questões iniciais que moveram a investigação e a escolha metodológica da prática como pesquisa em artes. Experiências pregressas da autora na direção teatral fundamentam a discussão sobre o uso do termo criação colaborativa e direção rotativa de cenas. A direção teatral é problematizada a partir do trabalho de três diretoras da contemporaneidade, Mnouchkine, Bogart, Jatahy. São trazidas referências do campo da pedagogia teatral como o Jogo de aprendizagem brechtiano, o Drama como método de ensino e a noção de Diretor Pedagogo, respectivamente referenciados por Koudela, Cabral, Knébel e Haderchpek. A composição do pensamento crítico e a educação dialógica são abordadas a partir de aspectos da crise democrática brasileira, do enfraquecimento do debate de ideias, do empobrecimento da comunicação social e do cerceamento à liberdade de cátedra. Aspectos como diversidades culturais, copresença de saberes e colaboração são abordados pela autora em diálogo com Freire, hooks e Souza Santos. São apresentados e analisados dois laboratórios de criação colaborativa de cenas, ambos realizados na cidade de Pelotas/RS em 2018, sendo um na educação básica e um no ensino superior. Aprender a observar, imaginar, agir e avaliar colaborativamente foram aspectos experimentados pelos colaboradores nos laboratórios e depois descritos e analisados pela autora. A defesa da iniciação ao teatro em tempos de crise da democracia apoia-se na noção de democratização do conhecimento e da cultura, na problematização das autorias e coautorias, em diálogo com Chauí, Souza Santos, Brecht, Boal, Cornago, Saumell. Por fim a autora defende a necessidade do avanço das práticas teatrais de criação e direção colaborativa como percurso artístico-pedagógico para a formação nos anos finais da educação básica brasileira. |
Abstract: | This PhD thesis explores the practices of collaborative creation and stage direction oriented toward theatrical initiation. The dissertation includes autobiographical elements of the author's artistic trajectory, the initial research questions, and the methodological selection of the practice as a research approach in the field of art. The author's previous experiences in stage direction support the discussion on the use of the term collaborative creation and rotating scene direction. Stage direction is understood according to the work of three contemporary directors: Mnouchkine, Bogart, and Jatahy. The dissertation also draws from scholarship on theatrical pedagogy, paying special attention to Brecht's Learn Games, the Process Drama and the notion of Pedagogue-Director, according to Koudela, Cabral, Knébel and Haderchpek. The composition of critical thinking and dialogic education is approached from aspects of the Brazilian democratic crisis, the undermining of the debate, the degradation of social communication, and the restriction of academic freedom. The author addresses different aspects such as cultural diversity, and the co-presence of knowledge and collaboration in dialogue with Freire, hooks, and Souza Santos. The work offers and analyzes two collaborative laboratories for stage creation carried out in the city of Pelotas/RS in 2018, one in basic education and another in higher education. The members of the laboratories learnt how to observe, imagine, act and evaluate collaboratively, as the author describes and analyzes in the PhD work. The defense of the theatrical initiation in a period of democratic crisis is based on the notion of democratization of knowledge and culture, but also on the problem of authorship and co authorship, in dialogue with Chauí, Souza Santos, Brecht, Boal, Cornago and Saumell. Finally, the author defends the need of promoting theatrical practices of creation and collaborative direction as an artistic-pedagogical way for training in the last years of basic Brazilian education. |
Palavras-chave: | iniciação teatral criação colaborativa direção teatral crise da democracia educação básica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36571 |
Data do documento: | 1-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VersãoFinalTESE_MariaAmeliaGimmlerNetto.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons