Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Alonso-Aude, Luis | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T08:15:20Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T08:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | O que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668 | - |
dc.description.abstract | This research proposes an ontological study of the theatrical body - corpus sui generis-,
from which the whole process of building a scenic poetics is born. This proposal
encompasses and frames the notion of corpus Zero, based on the author’s long-term
experience of the Training of the multicultural theatre research group The Bridge of
Winds, founded by Danish actress Iben Nagel Rasmussen of Odin Teatret, which is
articulated through the recording and analysis of the group's practices. corpus Zero acts
as an analogy for the territory in which the immanence of the living human body is
located, and for how this primeval body functions as the locus that the actor appropriates
to build a poetic state of being. To this end, the concept of energy is analysed in depth,
through connections to the hard sciences, phenomenology, philosophy and the theory of
artistic analysis and production, in order to investigate how this corpus Zero can be
recognised and cultivated. In terms of this process of cultivation, energy is related to
effort, it is movement, and (embodied) knowledge, which enhances the presence of the
actor's body, transforming it into a poetic entity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | energia | pt_BR |
dc.subject | corpo teatral | pt_BR |
dc.subject | corpo Zero | pt_BR |
dc.subject | presença | pt_BR |
dc.subject | corpo poético | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Ponte dos Ventos | pt_BR |
dc.subject.other | enery | pt_BR |
dc.subject.other | theatrical body | pt_BR |
dc.subject.other | Zero body | pt_BR |
dc.subject.other | presence | pt_BR |
dc.subject.other | poetic body | pt_BR |
dc.subject.other | Training | pt_BR |
dc.subject.other | The Bridge of Winds | pt_BR |
dc.title | O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos | pt_BR |
dc.title.alternative | Corpo zero: energia e presença na construção do corpo teatral. | pt_BR |
dc.title.alternative | Zero body: energy and presence in the construction of the theatrica body, | pt_BR |
dc.title.alternative | Cuerpo cero: energia y presencia en la construcción el cuerpo teatral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira Bezerra, Antonia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6158488812359628 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira Bezerra, Antonia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6158488812359628 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amancio Costa, Eliene Benicio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9802809026361422 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Warburton Campbell, Patrick George | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2897562325408043 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3782-4663 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3188099519738670 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do
qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta
abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training
do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz
dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas
práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do
corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se
apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do
conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da
análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo
Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento,
conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade
poética. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
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Directing Francesco Galli.
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_ Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2019.
_Site The Bridge of Winds. http://bridgeofwinds.com | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
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