Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlonso-Aude, Luis-
dc.date.accessioned2023-03-03T08:15:20Z-
dc.date.available2023-03-03T08:15:20Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationO que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668-
dc.description.abstractThis research proposes an ontological study of the theatrical body - corpus sui generis-, from which the whole process of building a scenic poetics is born. This proposal encompasses and frames the notion of corpus Zero, based on the author’s long-term experience of the Training of the multicultural theatre research group The Bridge of Winds, founded by Danish actress Iben Nagel Rasmussen of Odin Teatret, which is articulated through the recording and analysis of the group's practices. corpus Zero acts as an analogy for the territory in which the immanence of the living human body is located, and for how this primeval body functions as the locus that the actor appropriates to build a poetic state of being. To this end, the concept of energy is analysed in depth, through connections to the hard sciences, phenomenology, philosophy and the theory of artistic analysis and production, in order to investigate how this corpus Zero can be recognised and cultivated. In terms of this process of cultivation, energy is related to effort, it is movement, and (embodied) knowledge, which enhances the presence of the actor's body, transforming it into a poetic entity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectenergiapt_BR
dc.subjectcorpo teatralpt_BR
dc.subjectcorpo Zeropt_BR
dc.subjectpresençapt_BR
dc.subjectcorpo poéticopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPonte dos Ventospt_BR
dc.subject.otherenerypt_BR
dc.subject.othertheatrical bodypt_BR
dc.subject.otherZero bodypt_BR
dc.subject.otherpresencept_BR
dc.subject.otherpoetic bodypt_BR
dc.subject.otherTrainingpt_BR
dc.subject.otherThe Bridge of Windspt_BR
dc.titleO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventospt_BR
dc.title.alternativeCorpo zero: energia e presença na construção do corpo teatral.pt_BR
dc.title.alternativeZero body: energy and presence in the construction of the theatrica body,pt_BR
dc.title.alternativeCuerpo cero: energia y presencia en la construcción el cuerpo teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira Bezerra, Antonia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Bezerra, Antonia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee2Amancio Costa, Eliene Benicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422pt_BR
dc.contributor.referee3Warburton Campbell, Patrick George-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2897562325408043pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3782-4663pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3188099519738670pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesAUGÉ, Marc. Não lugar. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9ª edição. São Paulo: Papirus. 2014. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1989. BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de Antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC. 1994. _Arar el Cielo. Diálogos latinoamericanos. Habana: Casa de las Américas. 2002. _A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva. 2006. -Teatro, solidão, oficio e revolta. Brasilia: Teatro Caleidoscopio. 2010. BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. El arte secreto del actor. Lima: São Marcos. 2010. BARBA, Eugenio. The Moon Rises from the Ganges. My Journey through Assian Acting Techniques. London: Routledge. 2015 BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM, 2019. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva. 2011. BROOK, Peter. O espaço vazio. Rio de Janeiro: Apicuri. 2015. BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator da técnica à representação. São Paulo: UNICAMP. 2015. CAMPO, Giuliano e MOLIK Zygmunt.Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik. O legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações. 2012. CANEVACCI, Massimo. Transculturalidade, Interculturalidade e Sincretismo. Rio de Janeiro: CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. V.1, n 14.. 2009. CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes. 2010. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva. 2009. _ 1992. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34. _ 1995ª. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1995b. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1996. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34. 196 DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva. 1995. DUBATTI, Jorge. Filosofia del teatro I. 2ª Edição. Buenos Aires: Buenos Aires. 2007. EVANS, Mark, THOMAIDIS, Konstantinos e WORTH, Libby. Time and Performer Training. Routledge: England. 2019. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva. 2015. FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Unicamp. 2003. _Corpos em fuga. Corpos em arte. São Paulo: Hucitec. 2006. FLASZEN, Ludwik: Grotowski & Companhia. Origens e Legado. São Paulo: É Realizações. 2015. FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva. 2001. FORNET-BETANCOURT, Raul. Interculturalidade. Críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2004. FRÓES, Jorge. PresenteouMeuEstrangeiro. In:ROCHA, Lilian Rose Marques da. Sopapo Poético: Pretessência. Porto Alegre: Libretos, 2016. GALLI, Francesco e RASMUSSEN, Iben Nagel. Book of the Winds. Holstebro: Odin Teatret Forlag. 2019. GROTOWSKI, Jersy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1992. GUATTARI, E e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 2005. GUINSBURG, J e FERNANDES, Silvia. O Pós-Dramático. Um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva. 2009. HENRY, Michel. Filosofia e fenomenologia do corpo. Ensaio sobre a ontologia biraniana. São Paulo: É Realizações. 2012. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva. 2005. KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva. 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus. 1978. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify. 2007. 197 LO, Jacqueline e GILBERT, Helen. Toward a Topography of Cross-Cultural Theater Praxis in JSTOR.The MIT Press.2002. LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio. 2009. MEIERHOLD, Teoria Teatral. Pueblo y Educación. Habana.1988. PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo. Perspectiva. 2013. _Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva. 1999. _O teatro no entrecruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva. 2015. PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva. 2013. RASMUSSEN, Iben Nagel. O Cavalo Cego, Diálogos com Eugenio Barba e outros escritos. São Paulo: E Realizações. 2016. ROMANA RIETTI, Francesca e ACQUAVIVA, Franco. Il Ponte dei Venti. Um’esperienza di pedagogia teatrale com Iben Nagel Rasmussen. Copenaguen. I Quaderno del Batello Ebbro. 2001. ROMANO, Lúcia. O Teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva. 2008. SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: COSACNAIFY, 2012. SONTAG, Susan. Sobre a Fotografía. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. SYDOW QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud. Teatro e Ritual. São Paulo: ANNABLUME. 2013 TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget. 1994. TCHERKÁSSKI, Serguei. Stanislávski e o Yoga. Rio de Janeiro: É Realizações. 2019. TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia -memórias-. Rio de Janeiro: É Realizações. 2016s VÁSSINA, Elena e LABAKI, Aimar. Stanislávski. Vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte. 2015._ASSIS, Alice. Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia. www.scielo.br / https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/04.pdf _A Gueixa. https://pt.scribd.com/doc/17759725/A-Gueixa 198 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Dissertação: “Treinamento do ator: plano para a reinvenção de si”. Porto Alegre. 2009. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17244 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Revista Estudos da Presença. Artigo: Vindenes Bro: Um acontecimento diante do tempo. Porto Alegre, v9, n3, 2019. _CYPRIANO, Fabio. Thierry De Duve. Fonte: Folha Ilustrada. Historiador da arte vem ao Brasil, propõe releitura de Kant e prepara quatro volumes de teoria estética. . Por Fabio Cypriano da Reportagem Local. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0409200511.htm _FILME “The Bridge of Winds’ in Meetings of Remarkable Women- Tu es la fille de quelqu’un”- An international research Project directed by Virginie Magnat and funded by the Social Sciences and Humanities Research Council of Canadá. Editing and Directing Francesco Galli. _Jersy Grotowski e o ator performer. http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatro-contemporaneo/jerzy-grotowskiator. html _ O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 44272010000200003 _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/261039336/O-Guerreiro-Samurai _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/441358797/Samurai _ Odin Teatret. http://odinteatret.dk _ Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2019. _Site The Bridge of Winds. http://bridgeofwinds.compt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdfO presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.11,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons