Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Ávila, Rodrigo Fortes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T09:48:18Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T09:48:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36782 | - |
dc.description.abstract | This work explores the archival representation statute’s as it can be thought from the notions of
representative and aesthetic regimes of Jacques Rancière. It addresses, therefore, the possible
connections between historiographical and archival truths from the point of view of aesthetic
experience. Its theoretical nature supports the exploratory and reflective positions of this research on
the perspectives and reconfiguration of visibility systems. These regimes of identification of the arts
characterize forms of acknowledgment of the sensitive and, furthermore, they place a particular way
of politics, acknowledging the productions of meanings that are established by unprecedented
procedures in historiographical writing. In this way, the aesthetic thought of the philosopher offers
conceptual tools that question the testimonies privilege’s while attesting to the truth of the events. It
places the challenge of understanding the convergence between reality and fiction when working with
the sources. It encloses, therefore, on the representative notion of the nature of archive, thinking
primarily from the notion of representative regime, subsidized by Aristotelian conventions, as the
primacy of action in the harmonization of the indicators in a successive chain or the idea of creative
gesture that imprints an intelligible form on matter. The results of this analysis indicate that the search
for full representative fidelity, which systematizes the presentation of real in a consistent hierarchy,
will be subsequently challenged by a structure of equality that intertwist signs and sensibilities
developing another form of the political actor’s perception. Rancière's notion of aesthetic regime
allows us to think of this movement as transporting aesthetic questions to historiographical writing.
This rearrangement creates unprecedented connections between the sensitive world and its
representations allowing to hear the previously inaudible words of a marginalized public. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Arquivos | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Regime representativo | pt_BR |
dc.subject | Regime estético | pt_BR |
dc.title | O desafio da representação arquivística diante do regime estético de Jacques Rancière | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franceschini, Pedro Augusto da Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Azize, Rafael Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | Saes, Silvia Faustino de Assis | - |
dc.description.resumo | Este trabalho explora o estatuto da representação arquivística tal como pode ser pensada a partir das
noções de regimes representativo e estético de Jacques Rancière. Aborda, portanto, as possíveis
conexões entre as verdades historiográfica e arquivística sob o ponto de vista da experiência estética.
Sua natureza teórica ampara as posturas exploratória e reflexiva desta investigação sobre as
perspectivas e as reconfigurações desses sistemas de visibilidade. Esses regimes de identificação das
artes caracterizam formas de reconhecimento do sensível e, para além disso, colocam uma maneira
particular de política, reconhecedora das produções dos significados que estabelecem procedimentos
inéditos na escrita historiográfica. Desse modo, o pensamento estético do filósofo oferece ferramentas
conceituais que questionam o privilégio dos testemunhos enquanto atestação da verdade dos
acontecimentos. Isso coloca o desafio de entender a convergência entre a realidade e a ficção no
trabalho com as fontes. Debruça-se, portanto, sobre a noção representativa da natureza dos arquivos,
pensando primeiramente a partir do regime representativo, subsidiado por convenções aristotélicas,
como a primazia da ação na harmonização dos indícios em uma cadeia sucessiva ou a ideia de gesto
criativo que imprime a forma inteligível na matéria. Os resultados dessa análise indicam que a busca
pela plena fidelidade representativa, que sistematizava uma hierarquia consistente de apresentação do
real, será posteriormente desafiada por uma estrutura de equiparação que entrelaça signos e
sensibilidades, elaborando outra forma de percepção dos atores políticos. A noção de regime estético
de Rancière permite pensar esse movimento ao transpor questões estéticas à escrita historiográfica.
Esse rearranjo elabora conexões inéditas entre o mundo sensível e suas representações, permitindo
ouvir as palavras antes inaudíveis dos sujeitos marginalizados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)
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