Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Lucas Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T10:05:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T10:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36784 | - |
dc.description.abstract | The present work has theme such as relationships inaugurated by the colonial situation from
the analysis presented by Frantz Fanon in his work Black skin, white masks (2008).
Following the philosophical implications raised by the author, we seek to understand the
impact of racism on the relationship between colonizers and colonized and its consequences
for black subjectivity in the modern world. The colonial situation is responsible for a
historical conditioning that created difficulties in the relationship between blacks and whites
through the racialization of these bodies and their distinction between bottom and upper. The
end of slavery is presented by the author as a transformation of social relations that, by the
way it was carried out, did not allow the effective recognition of the humanity of the ancients
slaves. As a result of this interdiction of recognition, Fanon identifies the existential deviation
caused by racism as the determination of the black person's being by his appearance. We will
seek to understand the dilemmas that this external overdetermination imposes on black
subjectivity as well as the ways proposed by the Martinican psychiatrist and philosopher for a
possible overcoming of this historical conditioning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Situação colonial | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Desvio existencial | pt_BR |
dc.subject.other | Colonial situation | pt_BR |
dc.subject.other | Recognition | pt_BR |
dc.subject.other | Racism | pt_BR |
dc.subject.other | Existential Deviation | pt_BR |
dc.title | Racismo e desvio existencial em Fanon: entre o grande erro branco e a miragem negra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vinícius dos | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Leonardo Jorge da Hora | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Érico | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema as relações inauguradas pela situação colonial a partir das
análises oferecidas por Frantz Fanon em sua obra Pele negra, máscaras brancas (2008).
Seguindo as implicações filosóficas levantadas pelo autor, busca-se compreender o impacto
do racismo nas relações entre colonizadores e colonizados e suas consequências para a
subjetividade negra no mundo moderno. A situação colonial é responsável por um
condicionamento histórico que criou dificuldades na relação entre negros e brancos através da
racialização da experiência desses indivíduos e sua distinção entre inferiores e superiores. O
fim da escravidão é apresentado pelo autor como uma transformação das relações sociais que,
pelo modo como foi realizada, não proporcionou o reconhecimento efetivo da humanidade
dos antigos escravos. Em decorrência dessa interdição do reconhecimento Fanon identifica o
desvio existencial provocado pelo racismo como determinação do ser do negro pelo seu
aparecer. Buscaremos compreender quais dilemas essa sobredeterminação exterior impõe a
subjetividade negra, assim como, os caminhos propostos pelo psiquiatra e filósofo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)
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