https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36789
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores: a institucionalização de espaços formativos no instituto federal do Espírito Santo - campus Nova Venécia |
Título(s) alternativo(s): | Continuing teacher education: the institutionalization of training spaces at the federal institute of Espírito Santo - Nova Venécia campus |
Autor(es): | Alvarenga, Marling Rodrigues Gava |
Primeiro Orientador: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Josenilda Maria Maués da |
Resumo: | O trabalho em questão envolve uma pesquisa que nasceu de uma inquietação pessoal que com seu desenvolver foi se moldando a percorrer caminhos que a ligou à formação continuada de professores. Falar de formação continuada é um assunto delicado, talvez por sua essencialidade na carreira docente e por poucos espaços que fomentam que tais formações aconteçam no ambiente de atuação de modo que seja elaborado de forma colaborativa pelo público que deseja-se envolver, com isso, o projeto de pesquisa partiu do seguinte problema: “de que forma o Ifes – campus Nova Venécia pode garantir a formação continuada a seus docentes?”, com o objetivo geral de “propor um espaço institucional responsável pela formação continuada de professores no campus Nova Venécia.” O lócus de pesquisa foi o Instituto Federal do Espírito Santo - campus Nova Venécia, ambiente em que também sou professora, a partir de uma pesquisa com uso de métodos mistos (quali-quantitativa), de forma colaborativa, utilizando a entrevista semiestruturada com 13 partícipes. Para tratar os dados utilizei a análise de conteúdo de Bardin, que me proporcionou trazer a exposição em tabelas dos resultados quantitativos das subcategorias que os entrevistados apontaram em cada uma das categorias identificadas. Como na pesquisa foi possível identificar que ainda não há uma política de formação continuada instituída no Instituto, mas que os entrevistados consideram de grande importância a formação continuada para carreira docente e que no instituto há um espaço institucionalizado que abarque tal assunto, elaborei de forma colaborativa com as ideias que trouxeram o projeto de intervenção o “Plano de Implantação do Núcleo De Formação Continuada de Professores do Ifes Campus Nova Venécia (NUFOCP – Ifes NV)”, que com sua implantação poderá garantir aos professores que optarem em participar das ações a garantia de participar de formação continuada de forma frequente dentro do próprio ambiente de trabalho. |
Abstract: | The work presented here involves a research that was born from a personal restlessness that, as it developed, was molded to follow paths that connected it to the continuing education of teachers. Talking about continuing education is a delicate subject, perhaps because of its essentiality in the teaching career and the few spaces that encourage such training to happen in the performance environment so that it is elaborated in a collaborative way by the public that one wants to involve, thus, the research project started from the following problem: "In what way Ifes - Nova Venécia campus can guarantee the continuing education to its teachers?", with the general objective of "proposing an institutional space responsible for the continuing education of teachers in the Nova Venécia campus". The locus of the research was the Instituto Federal do Espírito Santo - Nova Venécia campus, an environment where I am also a teacher, based on a research with the use of mixed methods (quali-quantitative), using semi-structured interviews with 13 participants. To treat the data I used Bardin's content analysis, which allowed me to show in tables the quantitative results of the subcategories that the interviewees pointed out in each of the identified categories. As in the research it was possible to identify that there is still no continuing education policy instituted in the institute, but that the interviewees consider continuing education of great importance for the teaching career and that in the institute, an institutionalized space that covers this subject, is offered. I elaborated in a collaborative way with the ideas that brought the intervention project the "Plan for Implementation of the Center for Continuing Education of Ifes Nova Venécia Campus Teachers (NUFOCP - Ifes NV)," which with its implementation may ensure teachers who choose to participate in the actions to ensure the frequent participation in the continuing education within the work environment itself. |
Palavras-chave: | Formação continuada Educação Instituto Federal Formação continuada do professor Formação de professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Nova Venécia) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Nova Venécia) |
CNPq: | Educação Tópicos específicos de educação Fundamentos da educação Ensino profissionalizante |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36789 |
Data do documento: | 20-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PI - FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES - MARLING RODRIGUES GAVA ALVARENGA.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons