https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36812
Tipo: | Tese |
Título: | PELO CELULAR E PELAS RUAS DE SALVADOR: participação política de jovens e a relação com as competências infocomunicacionais |
Título(s) alternativo(s): | By cell phone and through the streets of Salvador: political participation of the youth and the relationship with infocommunication competences |
Autor(es): | Silva, Daniela de Assis |
Primeiro Orientador: | Jambeiro, Othon |
metadata.dc.contributor.referee1: | Domingues, Juliano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Jussara |
metadata.dc.contributor.referee3: | Brandão, Gleise |
metadata.dc.contributor.referee4: | Souza, Maria Carmen Jacob de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Jambeiro, Othon |
Resumo: | Há quase uma década, manifestações e protestos ganharam projeção no panorama da política brasileira, apoiados em ambientes e mídias digitais. Pelas fibras óticas e pelas avenidas, a população, sobretudo os jovens, passou a se engajar cada vez mais no debate público, insinuando uma expansão da democracia. No entanto, o cenário que foi descortinando-se logo se deparou com um movimento antipolítico crescente, pautado por discursos autoritários, instigando pesquisadores do campo da Comunicação ao exercício de entender, ainda mais, o papel dos meios digitais nesse processo. A partir de uma atenção para os conhecimentos, habilidades e atitudes que emergem na era digital, nesta tese, elegemos investigar se há relação entre as competências infocomunicacionais e a participação política dos jovens de Salvador, com idades entre 18 e 29 anos, que se interessam por política. Buscamos compreender como essas juventudes usam as tecnologias digitais, com qual frequência, para quê, entre outras questões. Com relação à política, a presente pesquisa está focada no uso dessas tecnologias como meios de acesso à informação e ao diálogo sobre o tema, na intenção de observar como os jovens atuam politicamente e de que maneira, para citar alguns aspectos. Além disso, indagamos sobre a percepção dos jovens acerca das próprias competências infocomunicacionais: como lidam com as informações que acessam, produzem e disseminam na rede; como dialogam nos ambientes digitais, como avaliam as fake news etc. Um total de 42 questões foi enviado para jovens da capital baiana via websurvey, após validação do Comitê de Ética em Pesquisa. Além das respostas de 280 participantes moradores de diferentes bairros de Salvador (112 bairros ao todo, o que corresponde a 65,8% dos 170), realizamos, como etapa qualitativa, entrevistas semiestruturadas com 10 jovens, tendo como objetivo geral da nossa pesquisa investigar a relação entre competências infocomunicacionais e participação política (on-line e off-line) de jovens de Salvador que se interessam por política. Adotamos como objetivos específicos: 1. Verificar a percepção dos jovens em relação às competências infocomunicacionais; 2. Comparar padrões de participação política (on-line e off-line). A análise dos dados e informações coletadas envolveu técnicas estatísticas (descritivas, fatoriais e correlacionais), além de análise de conteúdo, interpretação e inferências. Como resultado, em relação ao primeiro objetivo específico, constatamos que a maioria dos entrevistados se sente mais apta diante das competências em informação do que quanto às competências em comunicação. Os jovens produzem pouco conteúdo autoral e ‘navegam’, principalmente, pelo celular, para citar alguns achados. Em relação ao segundo objetivo específico, identificamos que a maioria dos participantes tem alto nível de interesse e sentimento de eficácia política; a internet é fonte de informação e tem destaque como agente socializador, enquanto a família, por exemplo, tem menos espaço nesse sentido. Observamos também que os jovens preferem se manter distantes das instituições políticas tradicionais, optando por atuar via formas não institucionalizadas e on-line. Para alcançarmos o objetivo geral da tese, usamos ainda o modelo de regressão linear e encontramos uma associação positiva e estatisticamente significativa entre as competências infocomunicacionais e a participação política (2018 e 2020) dos entrevistados. Concluímos que as competências para se informar e se comunicar com fins políticos podem ser desenvolvidas e potencializadas, mas precisam de um contínuo fortalecimento da criticidade e do compromisso com a democracia. |
Abstract: | For almost a decade, demonstrations and protests have grown in the Brazilian political landscape, supported by digital environments and media. Through optical fibers and avenues, the population, especially youth, began to increasingly engage in public debate, suggesting an expansion of democracy. However, the scenario that was unfolding soon met a growing anti-political movement, guided by authoritarian discourses, encouraging researchers in the field of Communication to understand, even more, the role of digital media in this process. Focusing on the knowledge, competences, skills, and attitudes that emerge in the digital age, in this thesis, we chose to investigate whether there is a relationship between infocommunicational competences and the political participation of young people from Salvador, aged 18 to 29, in policy. We aim to understand how the youth use digital technologies, how often, for what purpose, among other issues. Regarding politics, the present research focus on the use of these technologies as means of accessing information and talking about the subject, with the intention of observing how young people act politically and in what way. In addition, we asked about the perception of young people about their own infocommunication competences: how they deal with the information they access, produce, and disseminate on the network; how they dialogue in digital environments, how they evaluate fake news etc. 42 questions were sent to young people from the capital of Bahia via websurvey, after validation by the Research Ethics Committee. In addition to the responses of 280 participants living in different neighborhoods of Salvador (112 of the city's neighborhoods i.e., 65.8% in all of 170), we conducted, as a qualitative step, semi-structured interviews with 10 young people, with the main objective of our research to investigate the relationship between infocommunicational competences and political participation (on-line and off-line) of young people from Salvador who are interested in politics. Our specific objectives are: 1. Check the perception of young people regarding infocommunication competences; 2. Compare patterns of political participation (on-line and off-line). The analysis of the data and information collected involved statistical techniques (descriptive, factorial, and correlational), in addition to content analysis, interpretation and inferences. As a result, concerning the first specific objective, we found that most of the interviewees feel more apt in terms of information competences than in terms of communication competences. Young people produce little authorial content and ‘surf’ by cell phone. Regarding the second specific objective, we identified that most participants have an elevated level of interest and a feeling of political effectiveness; the internet is a source of information on the subject and stands out as a socializing agent, while the family, for example, has less space in this regard. We also observed that young people prefer to stay away from traditional political institutions, preferring to act via non-institutionalized and on-line ways. To achieve the main objective of the thesis, we also used the linear regression model and found a positive and statistically significant association between infocommunication competences and political participation (2018 and 2020) of respondents. We conclude that the competences to inform and communicate for political purposes can be developed and strengthened, but they need a continuous strengthening of criticality and commitment to democracy. |
Palavras-chave: | Competências infocomunicacionais Competências em comunicação Competências em informação Internet Participação política Jovens – Salvador |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
Citação: | SILVA, Daniela. Pelo celular e pelas ruas de Salvador: participação política de jovens e a relação com as competências infocomunicacionais. 2022. 431p. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36812 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeseDanielaSilva-PosComUFBA-2022.pdf | Tese de Doutorado: Daniela Silva, PósCom/UFBA | 11,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.